Chá Bar | Festa Mexicana Renata + Claudio

O casamento da minha irmã mais nova está chegando e ontem foi o dia do Chá Bar! Vou contar tudo para vocês sobre como organizamos a festa. A primeira coisa era decidir qual das festas os noivos iriam querer: Chá de Cozinha (em alguns lugares chamado de Chá de Panela – festa em que só as meninas participam), Chá Bar (quando meninas e meninos participam) ou Chá de Lingerie (também somente meninas, mas ao invés de presentear com itens para casa nova, são lingeries para o enxoval da noiva). Os noivos escolheram fazer um Chá Bar, para que todos os amigos pudessem participar.

O segundo passo é escolher o tema. Eu sempre falo, com um tema definido fica muito mais fácil de organizar qualquer festa, mesmo que o tema seja apenas uma cor! Para escolher o tema, é legal pensar no que os noivos gostam, pode ser relacionado com algum hobby ou ocasião. No caso da Renata e o Claudio, eles vão passar a lua de mel num resort no México, então resolvemos usar isso como tema do Chá Bar: uma festa mexicana! 

Quando pensamos em festa mexicana, 3 coisas são muito importantes: comida, bebida e música. Não dá para pensar em festa boa sem comida boa, bebida boa e música adequada, ainda mais pensando em México, país que tem a gastronomia tão forte. Então o terceiro passo era arranjar um bom serviço de catering de comida mexicana. Pedi ajuda para um amigo meu mexicano que mora no Brasil e ele indicou um restaurante com boa comida mexicana de verdade. Encomendamos de lá todos os tacos, burritos, quesadilhas, totopos e molhos. Bebida também é importante, então pedi ajuda para a Bar e Barman, que aliás foi um dos maiores sucessos da festa. Tinha margarita frozen de 3 tipos diferentes e mojitos (ok, mojito não é mexicano, mas é a bebida favorita dos noivos!). Os drinks foram decorados com pimenta, ficaram o máximo! Além do bar, havia também cerveja e champanhe Laurent-Perrier, já tradição nas festas da família. OK, champanhe não tem muito a ver com festa mexicana, mas fiz uns gelinhos com pimenta dentro e assim ficou tudo combinando com a decoração! Para a parte musical, o DJ Julio Cesar da DB2 Produção gravou pra gente uma trilha sonora de músicas mexicanas e latinas, não tem coisa melhor para festa ficar no clima certo.

Itens básicos decididos, o quarto passo foi pensar na decoração. Resolvemos fugir de qualquer decoração pronta mexicana, nada de comprar itens em loja de festas e ficar com cara de decoração padronizada. O conceito era fazer uma festa com cara de “resort mexicano”, algo mais leve e chique mesmo, sem precisar encher todas as mesas com sombreros. Escolhemos os cactus e suculentas como inspiração e toda a decoração foi baseada nisso. Aproveitando que a Marina (minha irmã, somos em 3) é paisagista, ela e a Renata foram numa loja de jardinagem e compraram muitas suculuntas e cactos. Usamos vasos e potes de cerâmica sempre branco como base. Espalhamos os arranjos de suculentas por todas as mesas e a decoração estava decidida!

O quinto passo, meu favorito, a mesa de doces! Seguindo a mesma linha da decoração, encomendei com a Sweet Carolina doces com o tema de lua de mel no México. Ela criou cookies com o calendário Maia, mini bolos em formato de pirâmide e malas de viagem, cakepops em formato de cactos e suculentas, mini cupcakes também com cactos e suculentas e os pirulitos de chocolate de babados coloridos. Tão lindos que da dó de comer (mas eu estou comendo gora porque também são deliciosos!). Também encomendei brigadeiro belga e doce de capim limão da Louzieh, são muito bons! Para complementar, um casal de noivinhos com mini sombreros na mesa de doces, ficou fofo.

Quando a Renata comentou com as madrinhas que o tema seria festa mexicana, uma delas sugeriu ter um carrinho de picolés do Los Paleteros, o sorvete mexicano a base de frutas que tem feito bastante sucesso no Brasil. Acabou sendo a atração da festa e dentro do tema.

Por último, só faltava decidir se haveria brincadeiras com os noivos ou não. Noivos, madrinhas e padrinhos optaram por não ter. Na minha opinião, esses eventos de Chá Bar acabam sendo uma boa ocasião para reunir todos os amigos, quase um “esquenta” para o casamento. O objetivo era todos se divertirem, comerem, beberem, terem uma noite agradável junto com os noivos. Sem brincadeiras que pudessem constranger ou entediar os outros.

Só mais um detalhe que foi bem legal: compramos um Guia de Viagens do México e deixamos disponível para os convidados escreverem mensagens. Uma boa recordação para os noivos lerem enquanto estiverem a caminho da lua de mel!

E que venha o casamento!

Relações profissionais

Fotos: Fernanda Floret

Comida Mexicana: La Mexicana

Bar: Bar e Barman

Arranjos Suculentas: Marina e Renata Floret

Cupcakes, mini bolos decorados, cookies, pirulito de chocolate: Sweet Carolina

Doces: Louzieh

Picolés Mexicanos: Los Paleteros 

Trilha Sonora: DB2 Produção

CONVERSE COM A GENTE