Lua de Mel | Roma
Chegamos em Roma, cidade adorável em que tropeça-se em história e cultura a cada passo e come-se muitíssimo bem! Roma foi a última parada de nossa viagem pela Itália. Chegamos aqui vindo de Toscana, de carro, mas a primeira coisa a fazer foi devolver o carro alugado, afinal a cidade é um caos e não há onde estacionar. No mais, visitar todos aqueles lugares que aprendemos nas aulas de História ou nas revistas de turismo é fantástico.
Ficamos hospedados no Hotel Manfredi e essa dica eu peguei no Guia Michelin 2010, por isso confiei. Foi excelente: localização ótima a alguns passos da Piazza di Spagna, da Fontana di Trevi e das principais lojas. Também é ao lado de uma estação do metrô, o que torna o acesso fácil a vários locais como Coliseu e Vaticano. Tem um bom café da manhã incluído, quartos equipados com internet free, bonitos e confortáveis. E tudo isso numa rua linda e tranquila. Super recomendo. (na foto, a rua do hotel).
Melhor Restaurante que fomos: Felice a Testaccio. Melhor em tudo: comida, ambiente, experiência. Trata-se daquelas cantinas típicas de bairro, sabe? Eu e o Mauro eramos os únicos turistas! Fomos num domingo na hora do almoço, só havia famílias italianas, uma experiência bem romana. Não tem menu, o próprio garçom (por garçom entende-se filho do dono do restaurante, porque lá é assim, a família toda trabalha no local) quem te fala o cardápio do dia, mas não se preocupe porque ele fala em várias línguas. Resumindo a conversa: foi a melhor lasagna de nossas vidas, melhor Tonnarelli Cacio e pepe (macarrão típico de lá, com o queijo pecorino e pimenta), melhor almôndega e melhor tiramissù, daqueles de comer de joelhos e agradecer aos deuses. Eu juro que eu queria ter sido elegante e me comportado como uma moradora local, mas meu lado turista foi mais forte e fiquei fotografando tudo, rs! Ainda mais que eu tinha a vista da cozinha, era incrível! Não vá sem reservas.
Normalmente eu já viajo com todos os restaurantes que quero ir escolhidos, mas em Roma deixei algumas noites para escolher na hora e ter boas surpresas. E foi numa dessa noites que andando pelas ruas vimos o restaurante Life. Na verdade, achei péssimo um restaurante em plena Roma com nome em inglês, e ainda por cima me lembra nome de plano de saúde, rs! Mas o fato é que o lugar era bonito e os pratos que passavam tinham cheiro muito bom, então resolvemos experimentar. Gostamos tanto que voltamos lá no almoço do dia seguinte. Serviço eficiente, preço honesto, comida saborosa. Entre as boas pedidas, um spaguethi com trufas e funghi porcini, meu Deus, estava bom demais! E o spaguethi ao vôngole que comi no dia seguinte (foto):
E não posso deixar de falar dos gelatos. O melhor sorvete de Roma fica pertinho da Fontana di Trevi. Sem brincadeira, acho que fomos lá umas 4 vezes tomar o sorvete. Anote o nome: Il gelato di San Crispino. É o mesmo que Liz Gilbert cita em seu livro Comer, Rezar, Amar.
Bom, Roma tem todos aqueles pontos turísticos que mais do que pontos turísticos, são parte da História, então tem que visitar mesmo. Coliseu, Palatino, Foro Romano, Fontana di Trevi, Spanish Steps, Piazza Navona, Pantheon, Piazza del Papolo, Vaticano, andar pelo bairro boêmio de Trastevere, andar, andar, andar.
Uma dica é assim que você chegar no aeroporto ou estação de trem, comprar o Roma Pass em qualquer livraria. Trata-se de uma “carteirinha” de descontos nas atrações turísticas (menos Vaticano) e transporte público (ônibus, metrô – e você irá usar bastante) por 3 dias. Custa EUR25,00 por pessoa e no nosso caso valeu a pena. Veja as dicas do blog Viaje na Viagem clicando aqui, e a relação de lugares com desconto aqui.
E me prometam que vocês não irão ao Vaticano (onde você pode ver a Capela Sistina) sem comprar a entrada pela Internet antes?? Gente, pra quê ficar 2 horas de pé na fila de entrada do Museu do Vaticano se você pode reservar seu dia e horário pela Internet, imprimir a reserva, chegar lá pontualmente na hora e entrar por uma entrada especial sem fila e pronto! Para comprar seu ingresso, clique aqui. Após visitar o Museu do Vaticano, vá para a Piazza San Pietro e Basília si San Pietro. Entrar lá é de graça, mas atenção que eles levam à sério estar vestido de acordo com um local sagrado. Mulheres de ombros descobertos, decote, shorts ou saia curtas simplesmente não entram, e eu vi muita gente sendo barrada! Use sua roupa mais comportada, leve um xalé para cobrir os ombros, respeite o ambiente. Depois de passar pela vistoria, encante-se com a obra Pietà de Michelangelo, feita entre 1497-1499 (o Brasil nem havia sido descoberto!) e todo o poder da arquitetura, arte e religião.
Fora esses lugares todos, uma das Igrejas que achei mais linda foi a Chiesa del Gesù, a primeira igreja jesuíta (1568-73) que influenciou a arquitetura religiosa romana e européia por quase um século. Fomos num horário em que estava tendo missa. Outro lugar turístico mas nem tanto conhecido é a Ordine Dei Cavalieri di Malta (fica no bairro de Testaccio, o mesmo do primeiro restaurante que citei), trata-se do burraco de fechadura mais famoso do mundo: olhando pela fechadura vê-se perfeitamente emoldurado a Basílica de San Pietro. É coisa de turista, mas é lindo de morrer.
Fotos: Fernanda Floret
Bom dia Fer!!!
Qto lugares bonitos…E as massas e os gelatos…hummmmm…..
E as fotos ficaram lindas tbm!!!
Beijinhos!!!
Um ótimo meio de semana para todas!!
Fe!
Acho q eu só comento nos posts de viagem! rs!
Primeiro, dizer q eu acreditava q só eu conheci o “pepe”! Turista nenhum conhece essa forma de fazer o macarrão! E eu confesso q só conheci, pq qnd fui à Itália fiquei c uma família italiana e eles me ensinaram td!
Aliás, na parte do post “o que fazer” achei q vc ia usar mil páginas! Rs! Posso dizer o q mais me encantou? Aquelas árvores compriiidas q sempre apareciam nos meus livros do colégio! Eu parecia uma boba tirando mtas fotos dessas árvores! rs!
Já tô vendo que minha viagem do ano q vem q seria pra NYC, será pra Itália … !
Dicas anotadas! OBRIGADA!
bjs!
Oi, Fê.
O vestida de noiva é parada obrigatória todos os dias para mim!!!!
Amei as fotos 🙂
Beijinhos.
Adoro as fotos q vc tira, fernanda! E q vontaaaade q deu de estar na Italia depois desse mundo de dicas 😉 Beijos, shirley yanez Ps: que emoção q foi conhecer vcs ontem! Fiquei mais orgulhosa ainda do Vestida de Noiva!
Roma é tudo na vida, não é?
E acredita que já fui nesse rest e ameiii tbm!!!
bjss
Fernanda
Também acabei de voltar de Roma. Que bom ver essas fotos maravilhosas que vc tirou.
Mas quero acrescentar na tua lista de sugestões, o Restaurante Delfino para quem for a Sorrento. Espetacular! Risoto a La Mare com direito à vista de toda a costa de Sorrento e o Vesúvio ao fundo.
Além disso, o banheiro mais limpo que já tive oportunidade de usar em um restaurante. Sem contar o preço: 45 euros para duas pessoas, com direito a vinho e sobremesa.
Não deixem de conhecer.
Mariangela
Ahn….Roma!!!!
Belíssima, encantadora, inspiradora e plena!
Que saudades!
Bjs
As suas fotos são muito lindas!
Fernanda! Que post lindo! Fotos, dicas, perfeição!
Como vc disse que é ‘coisa de turista’ quero umas dicas suas!
Isso pode dar um post…
Vc viaja muito com seu marido e, claro, é uma lua-de-mel!
Vc poderia dar dicas de como se preparar pra uma viagem assim.
Se vc leva tripé pra tirar as fotos do casal, como é a organização da sua mala pro calor, pro inverno, a melhor maneira de montar um roteiro…
Não sei, pensei em um post de ‘dicas antes de ir pra lua de mel’ =]
bjssss
Que delícia Fernanda!!!:)
Fernanda amei as dicas.
Em Roma o que eu mais gostei foi de andar. Passear e “tropeçar” na História. Uma delícia….
Suas dicas foram todas anotadas e estou morrendo de vontade de viajar!!!!
Depois da lua-de-mel já tenho vários planos…
Beijos
Como boa Historiadora que sou meu grande sonho é conhecer Roma!
Fiquei viajando aqui nesse post! rsrs
Um dia com certeza irei!
Fê, sou sua fã sabia?? rsrs
Irei à Europa próximo ano mas a Itália fica pra depois pois quero ir com bastante tempo só pra lá.. Mas já estou babando..
Beijo,
Cy
Que lindo! Que vontade de fazer as malas já…rs rs rs
Vou usar este post para orientar as noivinhas que querem passar a lua-de-mel em Roma.
Bjs
Fer,
me desculpe, mas senti inveja de você rsrs
Especialmente pelos gelatos, pelos ristorantes e pelo Vaticano [ai sonho!]… rs
Prometo confessar meu pecado…
Beijos.
Olá Fê!!!! Não tenho podido estar sempre por aqui, mas cada vez q passo… q maravilha!! Só post bonitos para nos deleitarmos!!
AMO a Itália e AMO ROMA!!! Tanta história, tanta beleza, ai…
Tb já fiz este passeio e me encantei c/ cada canto da cidade. Realmente MTO bom!
Inspirada em vc e em seus post sobre viagens estou elaborando alguns para meu blog tb. Quero q vc saiba q vc é minha MAIOR referência neste mundão virtual. Obrigada!
Ahhhh, ontem comprei a revista Festa Viva e na pág 12… uma nota bacana sobre o Sarau das Noivas. Amei e fiquei SUPER feliz por vc e sua equipe.
Qdo o Sarau virá ao RJ??? Hsssss Estou esperando a oportunidade de conhecê-la e deleitar-me c/ td de lindo q vc organiza no Sarau.
Bjs 1000 e abraços super afetuosos!
{http://segredosdaanna.blogspot.com}
Ahhh esqueci de perguntar… Qdo vc este no Vaticano solicitou a audiência c/ o Papa e tb adquriu a Bênção Papal para seu casamento?
Essa é uma dica bacana para as noivinhas de plantão!
Meu maridinho e eu fomol lá durante a lua de mel buscar nossa bênção e guardo-a com muito carinho. Qdo fizermos 5 anos estou planejando voltar lá para renovarmos nossos votos.
Bjs.
Que coincidência! Quando fui à Roma me hospedei no mesmo hotel! Era realmente muito bom!
E com absoluta certeza meus lugares prediletos são o Foro Romano (disparado, não sei porque!) e a Capela Sistina.
Lembro também que caminhei em uma rua perto do hotel que tinha uma loja enorme só de brinquedos de madeira. Achei a coisa mais linda. Me senti na casa do Gepeto, tirei foto com um pinóquio do meu tamanho… hahaha… muito turista!
Bjs
Que delícia Fer… meu lado italiana até ficou com vontade de visitar as origens…rsrsrs
Vou guardar as dicas, quem sabe um dia vou né?!…
Bjo
adorei!
anotando todas suas indicações pra minha lua de mel ano que vem rsrs
mais uma vez: fã e leitora de todos seus posts!
ps. já vi algum post seu comentando onde fez curso de fotos… mas nao encontro mais. pode me passar os contatos?
obrigada,
bjooooooo
Para Helena – fiz o curso no Território da Foto: http://www.territoriodafoto.com.br/
Para Aline – eu adoro pesquisar sobre viagens!! 🙂
Cada foto de cair o queixo!! Além de casamentos seu site já é meu guia favorito de viagens!
beijo
Bia Malfatti
Que dicas valiosas para quem vai para Roma hein! Você deve pesquisar muuuuito mesmo né..
Beijos
Uma unica solicitação!!! Foto romantica né!!! Como assim vc conta de uma viagem maravilhosa e não coloca uma foto com dois sorrisos largos? protesto!=)
aiii, q vontade d conhecer a italia td…
Dicas guardadíssimas para uma viagem futura….
Lindo o lugar. amei o post detalhadinho!!!
mas me conta: lá é mesmo como no livro e filme “Comer, rezar, amar”?
Oii! eu nao sou noiva nem nada, mas amo blog de casamento – vai entender neh? Dos varios que eu visito, o teu é especial pq eu amo as dicas de viagem!
Beijao e parabens pleo blog
Obrigada Fernanda!!!!!!!
sua fã demais!!!!! rs
meu noivo é descendente de italiano… adora massas, ele adorou suas dicas! queremos ir em todos os lugares!!!! rsrs
vou ver o curso de fotografia! afinal, lugares bonitos e momentos especiais merecem boas fotos né!
grande beijo!
Adorei as dicas Fernanda!! Vou casar em junho do ano que vem e quero passar minha lua de mel na França e na Itália…mas estou com uma tremenda dúvida e quem puder me ajudar ficarei imensamente agradecida. O inicio de julho é muito ruim para visitar Roma e a região da Toscana? Sei que é verão, mas queria saber se o calor chega a atrapalhar a viagem.
Obrigada,
Ah, esse post eu ainda nao tinha lido!
Moro na Itàlia e em Roma morei um ano…que saudades, amo demais!
Uma coisa Fe, pepe nao è somente pimenta, e sim pimenta-do-reino.
Quero passar umas dicas:
– O melhor tiramissù de Roma fica no Pompi, il Regno del Tiramissù (Via Albalonga, 7b, è pertinho da estaçao Re de Roma do metro). Experimentem, além do tradicional, o de morango…é incrivel!
– A opiniao romana quanto ao melhor gelato è dividida entre: Gelateria Della Palma – Via della Maddalena, 20/23 (perto Pantheon) e Giolitti – Via Uffici del Vicario, 40 (perto do Della Palma)
– Vale a pena experimentar o melhor cappuccino de Roma –
Sant’ Eustachio – Piazza Sant’Eustachio, 82. Perto al Pantheon . (Para nao gastar muito, melhor tomar em pé!)
– De restaurantes eu indico dois maravilhosos: Alla Scala –
Via Alla Scala, 60, Trasteve (meu favorito!) e Taverna dei Fori Imperiali
– Via Madonna dei Monti, 16 (è otimo, de gestao familiar, massa
maravilhosa…quando eu estudava em Roma uma vez passando ali eu vi o Al Pacino comendo la dentro!)
– A melhor pizzaria: Dar Poeta
Vicolo del Bologna, 45 (fica no Trastevere, bairro que deve ser
absolutamente visitado, de preferencia no final de tarde e ja ficar
pra noite.)
Tenho varias outras dicas mas se colocar tudo aqui vai ficar enorme! Quem quiser posso mandar via mail, è so me escrever no [email protected]
Bjao, Fe!
Fernanda
Amei as dicas, amei as dicas dos comentários.
Lembrei que vi essas dicas quando você postou, e agora vou fazer um cruzeiro saindo de perto de Roma e vim em busca de dicas, que me ajudou muito mais, pois estava vendo de Roma e acabei achando Grecia e Istambul, por onde também vou passar.
Todas anotadas.
Beijos.
Suas fotos são simplesmente MARAVILHOSAS! Parabéns por tudo, abçs