Fazendo Arranjos Florais

Quem não gosta de uma casa florida? Eu gosto, e gosto também de usar os vasos que ganhei de presente de casamento para arranjos quando recebo os amigos ou simplesmente para deixar a casa bonita sempre. Por isso outro dia fiz um curso de Arranjos Florais (com a Andrea Saladini, informações no site dela – *isso não é propaganda!!) e semana passada fiz meu primeiro arranjo floral! 🙂 Deu certo e fiquei empolgada afinal não é barato comprar arranjos florais bonitos toda hora e fazer a gente mesma dá um charme especial. E agora vou compartilhar com vocês todas as dicas, para quem quiser tentar fazer em casa também.

(meu primeiro arranjo floral, eeeee!)

Comprar o material necessário. Resolvi tudo de uma vez só indo ao Ceagesp. Lá acontece a feira de flores todas as terças e sextas, abertas para varejo das 05 às 10h da manhã (informações no site). Comprei dois maços de rosas importadas (rosita vendela), tesoura de poda, espuma floral, celofane, folhagem para o acabamento da base e spray brilha folha pra deixar a folhagem linda e protegida.

 

A primeira coisa é cortar a ponta do cabo das rosas com uma tesoura de poda. Normalmente eles chegam ressecados e portanto é importante cortar um pedacinho para que possam absorver melhor a água (cortar na diagonal faz a superfície de absoração ser maior). Já limpe também o excesso de folhas, elas não podem ficar em contato com a água. Descarte também as pétalas machucadas. Feito isso, coloque tudo num vaso com água limpa.

A espuma floral precisa hidratar com água com 24h de antecedência, esse é o segredo para seu arranjo durar. Encha um balde de água ou o tanque da lavandeira e coloque lá a espuma floral. Como ela é leve, irá flutuar.  Não a afunde. Ela irá absorver água e afundar sozinha. Deixe lá hidratando até afundar ou de preferência 24h.

 

Separe seu vaso, bem limpo. Corte um pedaço de papel celofane e envolva a parte inferior da espuma floral. O celofane serve para segurar a água que irá pingar da espuma floral, para não ficar pingando dentro do seu vaso e estragar tudo. Prenda bem firme a espuma floral no vaso (com o celofane protegendo embaixo). O certo é prender com uma fita waterproff que eu esqueci de comprar, mas deu tudo certo no final. Em seguida coloquei folhagem na base do arranjo para que o acabamento final fique bonito. Agora a hora de colocar as flores, corte o cabo da rosa e comece espetando no centro da espuma floral. Vá preenchendo toda a espuma, prestando atenção se todas as flores estão da mesma altura e fazendo com que fique bem preenchido e redondinho. Finalizei com umas lavandinhas dando um toque.

Gostaram? Se gostarem, faço outros pra postar aqui porque eu adorei fazer!

Arranjo e Fotos: Fernanda Floret

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE