Guia do Local de Casamento Perfeito

Um casamento com a cara dos noivos começa com… um lugar perfeito para casar que combine com os noivos! Escolher bem o local do casamento é o primeiro passo para tudo dar certo. E se você quer um casamento diferente dos casamentos das suas amigas, ou seja, com a sua cara, abra a cabeça para pensar não apenas nos lugares óbvios de casamento. E mais importante do que tudo, antes de bater o martelo do lugar escolhido, confira nossas dicas básicas e as dicas de segurança para não ter surpresas depois. Preparamos este Guia do Local de Casamento Perfeito para você:

local_casamento

Local_Casamento_1

Em Casa: tem coisa mais chique do que se casar em casa? Eu acho chique! Lógico que quando a casa tem uma boa estrutura para receber com conforto todos os convidados (espaço na cozinha e banheiros suficientes são importantes!). Poder se arrumar no próprio quarto e ter fotos na própria casa não tem preço. Fora o tanto que os convidados se sentirão acolhidos. Veja aqui todos os casamentos em casa publicados.

Na Praia: com tantas praias lindíssimas é perfeitamente compreensível que o mar seja o cenário dos sonhos de muitos noivos. Pode ser pé na areia ou pode ser bem sofisticada, o que importa são as boas energias que só o mar e a brisa da praia trazem! Veja aqui todos os casamentos na praia publicados.

Na Fazenda: Nada como um dia na fazenda para deixar todo mundo feliz. Muito verde, comidinha de fazenda, cerimônia com pôr do sol e festa noite adentro, todo mundo gosta. A boa notícia é que se você não tem uma fazenda de família para chamar de sua, hoje em dia têm várias fazendas lindíssimas que podem ser alugadas para eventos. Veja aqui todos os casamentos na fazenda publicados.

Local_Casamento_2

No Restaurante: sabe aquele seu restaurante favorito? Pode ser o cenário do seu casamento! A vantagem de fazer a festa num restaurante é que você terá toda a estrutura de cozinha, garçons, mesas, cadeiras, toalhas, utensílios etc. incluída, ou seja, costuma ser uma ótima relação custo-benefício. Já publicamos diversos casamentos em restaurantes charmosos, e uma boa comida é parte importante de uma boa festa! Veja aqui todos os casamentos em restaurantes publicados.

No Hotel: eu adoro casamentos em lindos hotéis! Você pode se arrumar no quarto do próprio hotel, eles costumam ter ótimo serviço e infraestrutura para festas e no final é só pegar o elevador e já chega no quarto de núpcias! Ótima opção também para quem tem muitos convidados de fora da cidade, eles podem se hospedar no mesmo hotel da festa com uma boa tarifa negociada pelos noivos por causa da festa. Veja aqui todos os casamentos em hotéis publicados.

Na Balada: casal baladeiro? Se conheceram na balada? Você já pensou que pode fechar um casa noturna ou bar para ser o cenário da sua festa de casamento? Aqui em São Paulo algumas casas já têm esta opção, a foto acima é de um casamento na balada! O lado bom é que em geral você só precisa se preocupar com poucos arranjos de flores para decoração, e estrutura de som e luz não vai ser problema!

Local_Casamento_4

No Haras: apaixonada por cavalos? Gosta do clima de campo? Casar num haras é bonito e integrado com a natureza. E se você também não tem um haras para chamar de seu, hoje já existem opções de haras para alugar para eventos. Um casamento à lua do dia, com fotos do casal pelo haras, uma experiência de festa única. Veja aqui todos os casamentos em haras publicados.

Num lugar histórico: aqueles lugares lindos e históricos da sua cidade podem estar disponíveis para eventos, já consultou? Seu casamento terá glamour, história e cenário lindo para as fotos, além de ser uma experiência única. Verifique antes as proibições, regras e estrutura (por exemplo, cozinha) que você precisará montar. Veja aqui todos os casamentos em lugares históricos publicados.

Destination Wedding: por que ter apenas uma noite de festa se você pode ter um final de semana inteiro? O conceito do destination wedding, ou seja, seu casamento realizado em outro destino, chega cada vez mais forte no Brasil. Você pode escolher uma cidade favorita, ou até outro Estado ou país, e realizar sua festa lá com programação no fim de semana inteiro. Pense antes se seus convidados terão condições de viajar, já que cada convidado arca com suas despesas, e se você conseguirá organizar um casamento à distância. Veja aqui todos os destination weddings publicados.

Local_Casamento_3

No Espaço de Festas: se é uma festa mais tradicional que você deseja, um espaço de festas pode ser o cenário ideal. Boa estrutura de recepção, salão, cozinha, os espaços de festa são lugares projetados para tudo funcionar bem. A desvantagem pode ser ter que aceitar a lista de fornecedores impostos por eles.

No Museu: um grande evento merece um grande local! Já pensou que você pode se casar num Museu? Efeito UAU garantido, charme nas fotos e um local que os convidados não irão esquecer. Atenção se o local tem estrutura de cozinha ou se será um custo extra de montagem, e também para as proibições e regras. Veja aqui todos os casamentos em museus publicados.

Seu lugar favorito: pense no seu lugar favorito da cidade! Meu lugar favorito era o clube, e foi lá que me casei. Pode ser uma galeria de arte, o prédio mais alto da cidade, um jardim, feche os olhos e pense onde gostaria de se casar, vai que dá certo, e o casamento ficará totalmente com o seu estilo!

Local_casamento2

As perguntas básicas e muito importantes que você não pode esquecer de fazer! Uma dica que muitos noivos não prestam atenção: lugares sem decoração e mobiliário nenhum são mais flexíveis, você pode decorar como quiser, porém o custo que terá com decoração será muito maior, mais caro que o próprio espaço muitas vezes. Já lugares com mobiliário próprio significam que você gastará muito menos na decoração.

• Quantas pessoas comportam?
• Existe uma lista de fornecedores obrigatórios de serem contratados? Quais são?
• O que está incluso? Estacionamento? Valet? Segurança? Ar Condicionado? Chapelaria? Cozinha equipada? Quantos banheiros? Sistemas de luz e som? Quanto da noiva? Camarim para a banda? Mobiliário? Toalhas, pratos, talhes, copos? Palco? Gerador? Cobertura para o caso de chuva?
• Qual horário de acesso permitido para montagem da festa? Até que horas pode ser feita a desmontagem?
• Se existe uma decoração no local, ela pode ser alterada conforme seu gosto?
• Alguma restrição para decoração (não poder pendurar algo nas paredes, por exemplo)
• Há restrição de horário da festa?
• Acesso para deficientes físicos?
• Quais são os custos escondidos? Há taxa de uso, taxa de limpeza, taxa de uso após certo horário?
• Qual a política de cancelamento?

local_casamento3

As dicas abaixo fazem parte do Manual de Boas Práticas, recém-lançado pela ABRAFESTA (a primeira Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais, presidida pela Vera simão). A publicação direcionada para o mercado de eventos tem um capítulo dedicado aos alertas sobre as exigências que os espaços de eventos devem cumprir:

• Possuir licença de operação ou autorização de funcionamento (alvará de funcionamento, laudo do Corpo de Bombeiros e Cadam).
• Manter o espaço em conformidade com a Lei 11.986, de 16/1/96, Lei do Silêncio Urbano – PSIU, investindo no tratamento acústico.
• Explicitar o número e a distribuição de copas/cozinhas e sanitários para portadores de necessidades especiais.
• Informar prazo para solicitações extras, como pontos de luz.
• Informar existência de estacionamento terceirizado ou do espaço.
Ficar atento à existência de seguros de trajeto e de pátio, número de manobristas e suas documentações, legislações específicas e seguro de objetos em veículos.
• Comunicar à CET sobre as datas de eventos, quando o espaço possuir estacionamento/serviço de manobrista próprio e exigir essa comunicação por parte de empresas contratadas, no caso de terceirizar o serviço.
• Receber a programação de entrada de fornecedores, preferencialmente com 10 dias de antecedência.
• Informar claramente o horário para montagem e desmontagem de eventos e as respectivas penas pelo não cumprimento.
• Especificar a existência de local para carga e descarga, se possui portas diferenciadas de acordo com o tamanho e os horários em que devem ocorrer.
• Explicar o destino e trajeto do lixo proveniente da montagem, desmontagem e do evento em si: se deverá ser levado pelos fornecedores ou não.
• Especificar a existência ou não e a quantidade de lixeiras de grande porte disponíveis no espaço.
• Sugerir uma visita técnica dos fornecedores com 30 dias de antecedência ao evento.
• Possuir câmeras de segurança.
• Informar no contrato que a responsabilidade pelo pagamento do ECAD, se necessário, será do cliente.

Para facilitar, faça aqui o download do checklist deste post, para você levar na sua próxima visita aos fornecedores. Vejam também nossas indicações de locais de casamento no Guia de Fornecedores do blog.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE