Música francesa nos casamentos | Por Lorenza Pozza
Vamos aproveitar os dias românticos de Outuno para aprender com a Lorenza Pozza um pouco sobre música francesa? Ela escreveu um artigo para a gente e estou fascinada em compartilhar. Lorenza Pozza teve seu primeiro contato com a música francesa aos 11 anos, quando foi convidada para interpretar Edith Piaf para a maravilhosa artista Bibi Ferreira em um programa de televisão. Na época, acabou ficando fã do estilo e mais tarde, estudou música francesa até estrear seu show ‘La dame de minuit’, em 2012. O show foi apresentado durante 03 meses no Bistrô Paris 6, em São Paulo.
Por Lorenza Pozza:
Quem não fica encantado ao ouvir uma canção francesa? Mesmo não tendo muito contato com a cultura européia, uma canção de Piaf sempre admira convidados de todas as idades, além de ser super romântica e deixar a atmosfera cheia de charme, que logo nos transporta para Paris.
É um pouco difícil uma apresentação inteira de músicas francesas nos casamentos aqui no Brasil (a não ser que seja um casamento temático), mas é possível dar um toque de charme com canções em momentos específicos. Na cerimônia, a canção pode aparecer em algum cortejo em especial (a entrada da noiva – La vie en rose, de Edith Piaf, é uma das mais pedidas) ou ainda, um cortejo de madrinhas com a delicada ‘Quelqu’un m’a dit’ (Carla Bruni). Mas também tem opções mais animadas, para a saída dos noivos: ‘Ça ira’ (Joyce Jonathan) enche de doçura a alegria dos recém-casados.
Mas não só na cerimônia as músicas podem aparecer. Ocasiões especiais como a volta dos noivos para a festa e a primeira-dança também são momentos que merecem atenção especial: a linda Je veux (ZAZ), super animada, fica ótima para animar a entrada do casal e ‘Tu sais je vais t’aimer’, uma versão francesa para ‘Eu sei que vou te amar’ (Vinícius de Moraes) são ótimas opções.
Além disso, algumas músicas francesas sempre são ótimas na playlist do coquetel e do jantar e são uma opção para receber os convidados com muita delicadeza.
Veja abaixo a lista com algumas sugestões especiais.
Tu sais je vais t’aimer (Mademoiselle Fiz) Eu sei que vou te amar, em francês.
A versão em francês da música de Vinícius de Moraes ‘Eu sei que vou te amar’ é uma das declarações de amor mais lindas já escritas. É ótima pois todos reconhecem a melodia, apesar da letra em francês, e sentem o romantismo no ar mesmo se não puderem compreender muito bem a letra.
Les yeux ouverts (Beautiful South) Dream a little dream of me, em francês
Dream a little dream of me ficou eternizada na voz de Ella Fitzgerald e ganhou uma versão francesa, intepretada por Beautiful South. A charmosa canção é uma ótima opção para a primeira-dança.
La vie en rose (Edith Piaf) Uma das canções francesas mais conhecidas no mundo, encanta pessoas de todas as idades com seu melodia envolvente e cheia de romantismo. Na língua francesa, é a canção preferida das noivas e apresentada principalmente na entrada da noiva e também para a primeira-dança.
Tous les visages d’amour (Charles Aznavour)
Versão em francês para outra música muito querida pelas noivas: She. Cheia de drama e intensidade, esta é uma canção muito conhecida e emocionante para a cerimônia.
Ça ira (Joyce Jonathan)
Moderninha, esta canção POP francesa tem uma letra romântica super delicada e fica linda para momentos como a entrada das crianças, a saída dos noivos ou apenas para compor a trilha sonora do coquetel ou do momento pré-cerimônia.
Comme des enfants (Coeur de Pirate)
Esta fofa canção é muito utilizada pra teaser e como trilha sonora de filmes de casamento.
L’amitié (Françoise Hardy)
Uma opção em francês para quem busca uma música que fale sobre a amizade.
Je vais t’aimer (Louane)
Super dramática e forte, tem m uma letra mais intensa e por isso é indicada para um momento cheio de emoção na cerimônia, como os cumprimentos (é daquelas que faz as lágrimas caírem).
Je veux (Zaz)
“Eu quero amor, alegria, bom humor!”. A mensagem da canção é libertadora e a energia da canção envolve, sendo especial para a volta dos noivos para a festa, para a saída dos noivos ou só para dançar com os amigos.
Quelqu’un m’a dit (Carla Bruni)
Cheia de charme, é a segunda canção francesa mais escolhida pelas noivas. Cheia de charme, ela fica linda para momentos mais delicados da cerimônia mas cabem super bem na playlist da recepção e do jantar, também.
Instrumentos como acordeón, violão e violino são bem característicos das ‘chansons françaises’ e são ótimos também para serem utilizados em recepções de casamentos que querem trazer um pouquinho do charme e da atmosfera de Paris.
Contatos:
Site: lorenzapozza.com
E-mail: [email protected]