O que fazer se algo der errado no dia do casamento?
A advogada Livia Vital Bueno escreveu uma série de posts sobre as dúvidas jurídicas relacionadas a casamento aqui no blog. Ela casou e agora conta a experiência dela de como agir se algo der errado no dia do casamento.
Por: Lívia Vital Bueno
Depois de meses de preparação e muita expectativa, o que o casal mais deseja, além de celebrar sua união, é que tudo saia exatamente como foi planejado e que todos os detalhes, escolhidos com muito carinho e atenção, estejam como imaginaram. Acontece que, infelizmente, por maior que seja o planejamento, imprevistos podem acontecer. Alguns deles são facilmente contornáveis, outros não. E, no caso desses últimos, o que fazer? Hoje escrevo com o mais absoluto conhecimento de causa e explico por quê. Se antes eu escrevia como noiva-advogada, agora tenho um novo estado civil: casei-me em novembro de 2012.
Cada um tem suas prioridades e uma das minhas era o “dia da noiva”. Isso porque, durante muito tempo, cuidei de tudo com tanto carinho para oferecer aos convidados o melhor que podia, dentro do meu orçamento, então achei que merecia ser tratada de forma especial.
Pesquisei inúmeros salões e profissionais até encontrar o local que considerei ideal para aquele momento tão importante. Lá, antes de fechar o contrato, fui muito bem tratada e me prometeram não haveria atrasos, que seriam atendidas no máximo 03 noivas no dia (e em horários diferentes), que seria tudo muito tranquilo. Enfim, tudo se encaixava naquilo que eu buscava: um dia da noiva especial, somente com a minha mãe, em um lugar bonito, onde eu pudesse descansar e tirar lindas fotos, vestida de noiva, antes de ir para a cerimônia.
Todavia, nada disso aconteceu. Quando cheguei ao salão (no horário solicitado), 07 noivas estavam se arrumando, cada uma delas com uma porção de madrinhas! Aí você pode me dizer: “Ah, mas isso é normal, é previsível, especialmente em um sábado.” E eu respondo: “Sim, mas não foi isso que contratei e, justamente por esse motivo, não poderia simplesmente ser aceito como normal.”
Ao longo do dia fui percebendo que as coisas não sairiam da forma como sonhei. O sonho de fazer o “dia da noiva” ideal foi por água abaixo. Minha mãe começou a ficar bastante nervosa com tudo aquilo e eu, devo confessar, também. Não tive a exclusividade prometida, não fui tratada como deveria, minha maquiagem e meu cabelo NÃO ficaram iguais ao teste, o maquiador se recusou a maquiar minha mãe (e só o fez depois de muita insistência nossa) e eu, que havia treinado caras e bocas na frente do espelho, fiquei quase sem fotos do meu making of, nem o brinde com os meus pais consegui fazer.
Acontece que, apesar de tudo isso, no dia do casamento, antes de sair de casa, jurei para mim mesma que NADA estragaria minha felicidade.
Não é simples ver o descaso, a falta de organização e profissionalismo de fornecedores que você julgou serem tão renomados (e de fato o são), mas que falham “justo na sua vez”. Não é fácil se controlar e respirar fundo quando tudo o que mais se deseja é chorar de raiva e decepção, especialmente quando se espera MUITO por determinada coisa.
Mas não se pode esquecer que há muitas pessoas queridas esperando pela chegada da noiva, linda, com sorriso aberto e realizada com tudo aquilo. Por isso, de forma bastante serena (sem escândalo), registrei verbalmente minha frustração, entrei no carro e fui para a igreja.
Fui feliz, a noiva mais feliz que meus convidados já viram, segundo eles mesmos vieram me dizer. Eu não poderia deixar o sonho de tantos anos ser afetado por causa de algo que não estava dentro do meu controle. Tudo aquilo que dispus a fazer foi bem feito, mas certas coisas não dependem somente de nós e aceitar isso é muito complicado.
Ao chegar à festa, logo na entrada do salão, notei que a fita do bem casado não era aquela que escolhi e, no dia seguinte, vi que o vinho também não era aquele que contratei! Dentro de uma infinidade de itens, esses 02 estavam errados.
Após retornar da lua de mel, liguei para os fornecedores acima, apresentei as falhas (especialmente para alertá-los a não cometer o mesmo erro com outras pessoas) e cobrei explicações, que vieram prontamente.
Com relação ao salão onde me arrumei, a questão foi mais complexa. Ali a falha não tinha explicação, não era aceitável e, o dano moral sofrido, não é reparável.
Entrei em contato com os representantes do local, expus tudo, absolutamente tudo, o que aconteceu e a forma como me senti. Disse que queria ser ressarcida do valor pago ao salão e à minha fotógrafa (pela cobertura do making of), e, além disso, queria ser reparada pelo dano moral sofrido, que não foi pequeno.
Para minha surpresa, num primeiro momento eles concordaram, por escrito, com a reparação dos danos causados. Acreditando que tudo seria resolvido, prontamente respondi ao e-mail encaminhado por uma das proprietárias do salão, no qual indiquei meus dados bancários para que o depósito do montante pudesse ser realizado. Porém, após isso, não houve qualquer retorno. Foram inúmeras ligações feitas e e-mails enviados, sem nenhuma resposta, o que demonstra que a falta de respeito e o descaso continuaram após o “dia da noiva” frustado e só fizeram aumentar meu dano moral.
Diante desse quadro, não há alternativa a não ser ajuizar uma ação e requerer em Juízo a reparação dos danos sofridos. É exatamente isso o que farei, distribuirei uma Ação de Reparação de Danos Materiais e Morais, de modo a buscar, por meio do Judiciário, uma indenização por tudo o que passei. Isso porque, apesar das muitas tentativas de solução amigável da questão, não foi possível a obtenção de um acordo por meio do diálogo entre as partes envolvidas.
O que pretendo mostrar com tudo isso, expondo a vocês o que passei, é que devemos ter calma suficiente para, em caso de problemas, saber o momento certo de tomar as providências adequadas para solucioná-los ou repará-los, porque, por mais que algo insista em dar errado, o sonho, e, principalmente, a alegria de realizá-lo sempre devem ser maiores que os imprevistos.
Fotos: Nanda Gomes
Poxa vida… que chato! O problema é que nós colocamos muita confiança em fornecedores, porém só saberemos realmente como seremos atendidas, no grande dia! Mas de qualquer forma você estava linda Livia!! O grande objetivo de se casar você alcançou. Espero que dê tudo certo!!!
Nossa que coisa! Fiquei impressionada com o descaso do salão. Vou me casar daqui uns dias e estou me preparando psicologicamente para enfrentar possíveis imprevistos, assim como vc fez com maestria. Também sou advogada (advogada-noiva) e tomaria as mesmas providencias. Parabéns pelo casamento, estava lindo!
Post excelente!!! Às vezes a gente esquece que isso acontece e no dia acaba fazendo uma cena!!!!
Gostei muito da postura da noiva!!! Excelente! E vou guardar o post com carinho para me lembrar no meu dia.
Pra quem é muito nervosa como eu, é super difícil se portar assim… mas tem uma frase que eu li na revista Noivas RJ que vai sempre me marcar. Uma noiva disse: “Mesmo que tudo dê errado, você tem que pensar que está casando com a pessoa que você ama!”.
É isso aí!
Bjs
Andréia Silva e Letícia, obrigada!
Sim, o objetivo foi alcançado e a tristeza não atingiu as pessoas que eu mais amo… que, durante a festa, não notaram nada de errado.
Beijos!
Oi Livia. Achei que voce agiu super bem. O mais importante è ter calma e nao deixar esses detalhes estragarem o seu dia. Caso voce nao consiga um ressarcimento, acho que vale apena deixar um feedback negativo sobre esse fornecedor no “reclame aqui” e outras paginas on-line que registram reclamacoes de consumo. De qualquer modo, parabens pelo casamento. O dia da noiva pode nao ter sido como sonhado mas, pelas fotos, voce estava linda anyway. Boa sorte!
Que bom ver que a noiva superou o ocorrido no dia e ainda conseguiu colocar um sorriso no rosto para poder casar!
Eu não sei se conseguiria, pois sou muito sentimental e tendo a me afetar muito com esse tipo de situação.
Claro que não justifica o que aconteceu com ela no salão, mas acho que a época que ela escolheu para se César também influencia um pouco, pois final de ano, tudo o que gira em torno de festas fica mais complicado, mais corrido, mais fora de controle, devido a demanda dos últimos meses do ano.
Eu, por exemplo, escolhi o mês de julho, pois era muito significativo pra nós, mas ao longo dos preparativos, fomos surpreendidos positivamente, e concluímos que foi uma excelente escolha.
É uma época que praticamente noiva nenhuma gosta, por ser férias, porque muita gente viaja, porque faz mais frio etc.. Por outro lado, não tem datas comemorativas, tudo está mais vazio. Foi mais fácil contratar, conseguir os fornecedores, conseguir valores melhores em cada contratação.
Além disso, o dia estava lindo, com um sol morninho, um céu azul e uma brisa agradável que deixou todo mundo muito mais à vontade pra curtir sem aquele calorao
Se todas tiverem essa postura o problema dificilmente se repetirá. Parabéns pelo casamento e por sua atitude. Nada apagou seu brilho.
Nossa, este post veio muito a calhar… Ainda que eu não tenha coragem de entrar com uma ação judicial. Estes dias eu estava pensando em pedir para a Fe fazer um post falando que atitude tomar quando o fornecedor não cumpre com o acordo.
Pois bem, um dos fornecedores do meu casamento, que pesquisei na internet e vi que a pessoa tinha “nome” era a assessoria…
Pois bem, ca estou eu a 1 mes e meio do meu casamento e ela nunca fez nada para mim.
Nunca pesquisou fornecedores, não faz o mapa de mesa, não dá opçoes para os fornecedores os quais ela é ” parceira”, a contratei a um ano e meio do casamento e ela nunca fez reunião comigo ou com meu noivo perguntando o que queriamos em nosso casamento.Fizemos uma reunião por que eu implorei, para ela me dizer que os fornecedores de lembrançinhas eram todos iguais. E a desculpa dela é que a contratamos com folga então reuniões não eram necessárias. Chorei muito já porque durante todos os preparativos ela não ajudou em nada e ainda por cima me disse que não vai a minha festa e vai mandar uma assistente. Quando vc contrata uma pessoa, em específico, você não contrata a assistente dela…
Quis um buque de peônias e como meu casamento é final de Abril, sei que tem.
Ela me disse que seria impossível conseguir isso porque não é época, segundo seus fornecedores.
Primeira floricultura que liguei que tem boas referencias no mercado me disse que teria sim, com certeza…
Então, decidi não falar com ela até o casamento, fazer a reunião final e já deixei avisado o assessor do buffet (pois é, eu tenho um assessor no buffet e não quis usar por que não sabia que ele seria bom… Engano, ele é que está me ajudando com tudo!) para ele ficar de olho no dia da festa, pois eu não confio nela.
Passando meu casamento vou querer conversar com ela afim de que ela não faça mais isso com noivas, por que nós entregamos a elas o nosso sonho, um casamento é tipo… Seu primeiro bebê… rsrs
E ele temque ser bem cuidado, tem que ter atenção e carinho pra que agente consiga tudo do jeito que queremos. Dai vc contrata uma assessoria que não faz nada, não te dá mais do que 1 indicação para cada fornecedor, não te dá um calendário com datas finais para fechamento, não faz nada…
Ops, continuando…
É respeitável que cada noiva tem seu sonho e tem o desejo de se casar em determinada época do ano, mas essa também é uma questão muito importante a se pensar com muita atenção, pois devemos prever que determinadas épocas do ano são muito concorridas e tumultuadas e devido a isso, os fornecedores acabam ficando sobrecarregados e tudo acaba saindo menos perfeito do que gostaríamos.
Desculpe o comentário extenso, mas acredito que sempre podemos ajudar com algum ponto de vista queimando não passou pela situação.
#ficaadica, bjs.
*quem ainda não passou pela situação.
Fiz tão rápido que ficou cheio de erros, rs… Sorry, Fe.
Olá Livia, me casei em julho/2012 e assim como você tive problemas com um dos meus fornecedores. Paguei por uma decoração e me entregaram outra inferior ao contratado. Como casei no mesmo local em que foi realizada a recepção, assim que cheguei no salão de festa para cortar o caminho até o jardim onde seria minha cerimônia, pude perceber o erro e fiquei muito nervosa, a vontade de chorar veio com força total, mas graças a Deus estava com meu pai na hora e ele conseguiu me acalmar para que eu não chorasse e acabasse entrando na cerimônia com a cara inchada de choro. Realmente é muito triste e difícil lidar com a situação no momento, mas devemos lembrar que estamos ali para uma festa, para a celebração do amor e isso é mais importante. Depois de passado casamento e lua de mel, tentei reaver amigavelmente o valor pago pelos itens contratados e não oferecidos e num primeiro momento a gerente da empresa disse que me reembolsaria, mas isso ficou só nas palavras e então entrei com um processo no Juizado Cível de Brasilia. Abri o processo em setembro e em dezembro recebi a sentença favorável ao meu pedido. Foi rápido, e sem custos financeiros. Além disso cadastrei reclamação no “reclame aqui” para informar demais noivas sobre a empresa de decoração.
Parabéns pelo casório, você estava linda! e agora corra atrás mesmo dos seus direitos. Beijos
Excelente post!! Já vi muitas noivas reclamarem desse tipo de problema com o dia de noiva. Motivo pelo qual eu decidi antes de qualquer coisa, que me arrumaria num hotel, longe da muvuca de salão, com o cabelereiro e a maquiadora SOMENTE pra mim (e pra minha mãe, claro hahah) e foi a melhor decisão que eu tomei! Além de ter fotos lindas do making-off 🙂 Claro que paguei um pouco mais por isso, mas a minha tranquilidade (e da minha mãe, que como eu é nervosinha rs) compensou!
Acho que absolutamente todo e qualquer detalhe é importante no dia da noiva! Queremos ser a noiva mais calma, tranquila, linda e feliz do mundo! E como vc mesma disse, eu tbm me prometi que NADA me tiraria a felicidade naquele dia! Erraram a musica da entrada do noivo e dos padrinhos, mas como só eu e o noivo sabíamos, ngm notou, eu não me importei e segui em frente feliz da vida!
Beijos
Se eu estivesse na situação da Lari, já estaria na via judicial !
Livia Bueno, você poderia informar o número do processo ? (curiosidade para saber o desfecho do caso .. hehehe)
abraços
Entendo a situação e frustração, pois no dia do meu casamento passei por 2 situações parecidas, a do fotografo que nao compareceu com sua assistente (pq ela estava doente), porém, ele soube manejar a situação e saiu tudo perfeito da parte dele. E o meu bolo que nao veio com a os detalhes que pedi, mas foi superado. Concordo com sua postura em primeiro querer resolver a situação sem ir para justiça, mas como a falta de respeito foi realmente absurda, espero que vc consiga ganhar, e nos coloque a par da situação. Boa sorte! Vc estava LINDA, te desejo mtas felicidades, e coloque mais fotos 🙂
Também passei por situações, casei numa Marina e descobri na hora do casamento que o dj não tinha recebi o email com a musica de entrada dos padrinhos, noivos e daminhas…comecei a chorar o que borrou minha maquiagem (insistir para que fosse a prova d’agua mais nao aguentou o choro e meu cabelo desmorou no meio da festa.
cheguei no salao e vi uma mesa de frutas a qual eu implorei pra que não fosse feito.
Dá para citar o nome do salão? É bom para as próximas noivas não usarem como referência.
Nossa eu tive exatamente o mesmo problema que vc!!!!Eu casei dia 19 de janeiro de 2013 e ainda penso no que aconteceu com mta tristeza!!!!!O salão que eu contratei tbm fez isso comigo,eu paguei um valor muito alto e nao fui atendida conforme o combinado!!!!Eu nao poderia de forma nenhuma atrasar pois o padre era de outra cidade e a igreja tbm teria uma celebração logo apos o casamento!!!!!Eu fiquei tao nervosa pq estava atrasada que nao aproveitei nada do momento,nao tirei as fotos que queria e de certa forma o padre acabou acelerando a cerimonia!!!!!Minha familia inteira ficou indignada,depois do acsamento nós tbm entramos em contato com o salão e eles nem desculpas pediram!!!!!NÃO SABIA QUE DÁ PARA ENTRAR COM UMA AÇÃO,MAS AGORA QUE LI SOBRE O QUE VC ESCREVEU IREI ME INFORMAR!!!!!
Informação muito importante para nós noivas que passaremos provavelmente por situações semelhantes! Linda noiva!
Continuando….meu cabelo e maquiagem tbm nao ficaram iguais!!!!!Ele arrumou todo mundo, me deixou por ultimo e ainda nao fez o cabelo que eu havia pedido!!!!!Eu fui para o casamento e para festa e ninguem percebeu nada,eu simplesmente ignorei este fato e continue feliz por realizar meu sonho,mas passado o casamento,esta dificil de esquecer,e como me afetou mto tbm acho que mereço uma reparação!!!!!Obrigada pelas suas informações e vc estava linda!!!!
Ótimo post, no meu casamento deu quase tudo errado, o meu buquê e da noivinha estavam horríveis, não foi da cor que eu quis, as flores estavam queimadas, o tapete estava em várias partes (acreditam nisso???) chorei muito no salão quando peguei o buquê, se não fosse a assistente do salão me acalmar, e acertar os buquês pra mim, eu acho que não aguentaria o que ainda estava por vir.
Pois bem, eu já havia chegado no local e a “cerimonialista” e a responsável pelo bolo, doces e arrumação dos mesmo chegaram 1 hora depois, algumas mesas estavam desarrumadas, minha madrinha que arrumou e outros mais. Quero ressaltar que meu casamento foi planejado dentro do meu orçamento, paguei em dia e antecipado, nada luxuoso não, mas gostaria que tudo tivesse saído como combinado, a resp pelo bolo e outros vai me ressarcir os valores, mas o dano causado não tem como repor, aquele era o meu único dia, o meu dia, e não foi nada do jeito que eu queria, e isso não volta mais!!!
Desculpe o desabafo, estou tentando superar e esquecer!!!
Parabéns pelo autocontrole e pela razão principal “Seu Dia” você ficou linda e tenho certeza que teve momentos felizes e importantes e o melhor de cabeça fria foi atrás dos seus direitos!!! Que tudo dê certo e felicidades ao casal!!
Ai meu Deus, confesso que eu ainda estava de inocente na história, nem me lembrei que é comum acontecer desacertos no dia do casamento! Agora sim fiquei nervosa!!! rs
A gente planeja tudo como gostaria para o casamento, mas na hora H, algumas coisas não saem conforme o planejado.
Também tive alguns imprevistos no meu casamento em Setmebro de 2012.
Saí do salão no Dia da Noiva no limite do horário, sendo que tinham prometido que eu estaria pronta no mínimo meia hora antes. Teria tempo suficiente para fazer as fotos do Making Off que contratei, mas tivemos que sair no desespero para não atrasar a cerimônia e fiquei sem as minhas tão sonhadas fotos.
A minha decoração do casamento e da cerimônia também não estavam do jeito que pedi. Estava bonito e todo mundo elogiou, mas EU sabia que não era exatamentre aquilo que eu havia contratado.
Minha mãe me atentou ao detalhe de que havia flores cor de rosa na mesa do bolo, sendo que minha decoração era toda amarela (Oi????).
Faltaram lugares pros convidados na cerimônia, que foi no próprio salão, pois, a decoradora colocou menos bancos do que contratei.
Entre outros errinhos de organização que eu escreveria um livro se fosse citar tudo.
A sorte é que o Buffet era super de confiança e o serviço deles e a alimentação estavam impecáveis. Tinha bebida de sobra e o DJ também era excelente e manteve a galera animada na pista.
Enfim, não deixei os erros me abalarem e curti muuuuito meu casamento, com sorriso no rosto. Me acabei de dançar até o fim da festa.
Só fiquei triste ao ver que no meu álbum e no vídeo esses erros de organização ficaram registrados.
Acho que o segredo é não criar tantas expectativas, assim, a noiva não se decepciona.
Lívia, parabéns pelo post, pela calma e pela elegância! É mto difícil qdo nosso sonho “desanda” e a sua postura foi impecável! eu me caso só em outubro, mas vou ter vc e a sua história em mente p/ manter a calma na hora dos imprevistos!
E parabéns pelo casamento!! Vc estava linda e vc e seu noivo estão esbanjando felicidade!
O post foi muito bom! Eu sou muito neurótica e estou me controlando para que mesmo que eu contrate decoração goiaba e apareça uma vermelha eu nem perceba, pois eu sei que acabaria com o meu dia! Essa questão do salão me preocupa e muito de verdade! Vibrações positivas e vamos lá! Está chegando! Boa sorte e felicidades a todas noivas ou casadas com ou sem processo judicial do casamento!
Adoreiiiiiii seu relato…
Pelo menos linda a noiva ficou…
Vou casar no interior do j e na cidade só há um salao bom para esses servços. No entato a fama de atrasar é antiga. Basta dizer que todas minhas amigas atrasaram… Ah, ela preparou a noiva pontualmente, mas nao as madrinhas, logo, nao adianta…
UM absurdo!!!
Bom dia,
Irei me casar em 28/07/2013.
Ainda não escolhi onde irei fazer meu dia de noiva.
Você poderia divulgar o nome para que nós passemos bem longe deste estabelecimento???
Parabéns pela postura!!!!
Terminei de ler esse post com as minhas maos tremulas. Passei exatamente por isso que a Livia descreveu, alem de o teste de cabelo e maquiagem praticamente nao ter existido, meu cabelo que era pra ficar solto ficou preso, as madrinhas não tinham aonde se trocarem, tinha apenas 2 profissionais no salão para atender 7 pessoas para um casamento durante o dia – eu ja havia realizei o pagamento das maes e madrinhas para nao ter que perder tempo com isso no dia e cobraram de novo no dia do casamento – os vestidos delas foram todos empilhados numa maca de limpeza de pele porque a sala que haviamos contratado seria usada para outro fim. Meu bouquet (que decepção!) nem a cor das flores eram as que eu pedi, enviei mais de 3 anexos e imprimi a foto de como queria, meu vestido foi feito sob medida e 3 dias antes do casamento ainda nao estava pronto, deixei um segundo vestido como plano B (o vestido da noivinha do bolo ficou diferente do meu). A decoração do salão também nao estava de acordo com o combinado. Mesmo fazendo uma reuniao com todos 10 dias antes do evento. Mas quase nenhum dos convidados percebem essas falhas, no meu caso os profissionais com quem menos conversei foram os que salvaram a minha festa o Buffet e o DJ. Para nos que escolhemos tudo com tanto carinho ficamos decepcionada porque é um dia que nao volta mais.
Eu nao tive coragem de bota a boca no mundo, porque sempre temos o mal habito que pensar que ninguem vai ouvir. A unica coisa que fiz foi cobrar o local que me arrumei a devolver o valor do dinheiro que cobraram a mais para eu poder devolver e pedir desculpas.
Meninas, fiquem em cima mesmo porque é um dia que nao volta mais.
Independente dos problemas citados que serve de experiência para todas nosvc estava uma noiva linda, e q seu casamento seja repeltos de bençãos e felicidade.
Nossa! Dizem que sábio é aquele que aprende com os erros dos outros, no caso, problemas, então vou vou investir fortemente no DIY já que tenho amiga florista, mãe de amiga esteticista e vou me encarregar de arranjar com muita cautela o resto.
Meus sentimentos a todas que passaram pelas decepções.
Abraços
Aconteceu algo muito parecido comigo. Me casei em julho/2011 e contratei um dos salões mais renomados do ABC justamente para não ter dor de cabeça. Paguei muito mais do que eu esperava, por um serviço bem compacto: banho, lanche, penteado, maquiagem e unha das mãos. Era apenas isso que meu pacote cobria. No derradeiro dia, a moça que me arrumou fez uma maquiagem completamente diferente da maquiagem da prova. Quando eu questionei ela ainda disse “mas assim não está lindo?!” eu respondi “Está, mas não foi o que eu escolhi.” ela ficou buscando as anotações até encontrar o que eu queria, e conseguiu refazer a maquiagem sem ter que tirar ela toda. O meu cabelo era meio preso, e um lado estava bem mais liso que o outro. Quando eu questionei, ela veio com a mão pra desmanchar os cachos do lado menos liso!! Quando eu percebi que ela ia fazer isso, me afastei e deixei bem claro que eu queria mais cachos do lado liso, e não o oposto. A cabelereira/maquiadora foi extremamente petulante e nem um pouco agradável. Mas a pior parte foi que quando chegou a cerimônia, eu chorei pra caramba (e tinha avisado a ela que isso aconteceria) e minha maquiagem DERRETEU. Poucas vezes na minha vida eu fiquei com tanta raiva. A assessora veio correndo, depois que saímos da cerimônia, com um lencinho umedecido pra tentar consertar. Acontece que eu estava tão exausta após a lua de mel (que também deu bastante errado) que nem tive ânimo pra entrar em contato com o salão e discutir… Deixei por isso mesmo e fiquei com uma porção de fotos de maquiagem borrada.
O que me consola é que eu acabei me divorciando então não vou precisar ficar triste toda vez que olhar meu álbum de casamento… O que, é claro, não muda o fato de que o que aconteceu foi péssimo.
Nossa! Esse post veio a calhar! Passei por uma situação parecida, mas foi com as minha rasteirinhas! Encomendei para todas as convidadas para dar como lembrancinha na festa e fechei o pedido no começo de Novembro, para entrega na primeira semana de Dezembro e paguei metade do valor!
Quando chegou a segunda semana de Dezembro e nada das rasteirinhas, entrei em contato com o fornecedor que disse ter tido alguns problemas, mas que me entregaria tudo na semana seguinte! E assim foi, cada hora uma desculpa diferente, um novo prazo que não era cumprido e meu desespero aumentando! Não tinha como procurar outro fornecedor devido ao orçamento do nosso casamento que já estava estourado, então minha saída foi esperar! Confiei que ele ia me entregar e realmente ele entregou: NO DIA do meu casamento, às 9hs da manhã (meu dia da noiva começou às 13hs!), e para minha surpresa, elas ainda estavam sem os lacres e tags de numeração, nas cores erradas e ainda não entregaram a minha rasteirinha!!!
Imaginem como eu passei a noite anterior! Chorava sem parar, achava que não ia ter nenhuma lembrancinha para minhas convidadas! Mas consegui dormi! Coloquei na minha cabeça que o mais importsnte é que eu ia me casar com o homem da minha vida, e que as pessoas especiais que estariam ali não iriam se importar com lembrancinha! Mas aí, quando elas chegaram, eu fiquei mais estressada ainda porque uma vez que estavam ali eu tinha que entrega-las, e eu fui obrigada a me sentar junto com o meu pai, amarrar e separar cada um dos pares, poucas horas antes de sair para o dia da noiva!
Graças a Deus, conseguimos arrumar todas direitinho, eu cheguei no salão a tempo e consegui relaxar depois de todo esse estresse e principalmente, aproveitei muito o dia mais importante da minha vida! O resto do dia foi só alegria! O casamento foi lindo e tudo mais saiu melhor do que o esperado!
O fornecedor queria que eu pagasse a outra metade no mesmo dia da entrega (no dia do casamento) e obviamente, eu não paguei! Fui para a lua de mel feliz e contente e quando voltei, enviei um email propondo um mega desconto pelo transtorno e pelos erros! O fornecedor aceitou minha proposta e eu efetuei o pagamento! Ele me fez passar um aperto, mas ele entregou a encomenda, e não quis ser como ele! Mas durante um tempo, pensei em abrir um processo contra ele por danos morais!
Nenhuma noiva merece passar por situações assim! Mas, se acontecer, que todas possam se concentrar no objetivo principal de tudo isso: a celebração do amor!!!
Beijos a todas!
Marise
Olá, bom dia Lívia, e todas as outras noivas e ex-noivas. =D
Eu e meu marido temos uma empresa de Entretenimento especializada em Casamentos, a ideia de criar uma empresa que oferecesse toda a estrutura de DJ Service, Sonorização, Iluminação e Efeitos Especiais para Casamentos, surgiu através de vários comentários que observamos em diversos blogs, sites, e de amigos sobre serviços de DJ’s Convencionais, ou seja, que não eram Profissionais. Passamos por muitos imprevistos durante nossa jornada participando de vários casamentos, mas sempre contornamos muito bem a situação.
Houve casamentos em que o salão era em um local e um dia antes do casamento a noiva resolveu passar no salão e estava fechado, simples assim. O salão fechou as portas e ficou com o dinheiro dela, e nossa equipe estava preparadíssima para aquele salão, tínhamos projetado tudo, onde seriam colocados os equipamentos, tempo de montagem, tudo. Mas de um dia para o outro mudamos toda a nossa estratégia, e chegamos com 6 horas de antecedência no novo local para que tudo desse certo. Enfim, são muitos mesmos os imprevistos que acontecem nos dias em que planejamos com tanto carinho e atenção.
Todas as noivas devem fazer como a Lívia, não deixar o brilho deste dia se apagar, pois é um dia único e deve ser maravilhoso. Se algo der errado saiba a hora certa de reivindicar os seus direitos. Lembrando que a conversa deve vir sempre primeiro, assim como a Lívia fez.
Gostei do post.
Abraços, Sabrina.
Olá,
Presenciei a firmeza da SRA. Lívia neste dia. Sei que por dentro ela estava triste porém soube com serenidade transformar a situação. E fez um dos discursos mais belos de todos os tempos, na cerimônia religiosa, para seu marido.
Mas coisas deste tipo nunca serão recuperadas. Por isso, tenho certeza que seus direitos materiais serão devolvidos. Resumo: Foi o casamento do ano, com uma riqueza de detalhes primoráveis e regado de amor, que afinal é o mais importante.
beijos afilhada…Dinda
Passei por isso também! Meu casamento foi no dia 06/10/2012, o meu dia de noiva foi exatamente como você descreveu a diferença é que eu era a única noiva, um descaso total…Outra decepção foi com a decoração, a mesa do bolo não ficou nem de longe parecida com o que eu pedi!
Sinceramente ainda não superei tudo isso, espero um dia conseguir superar, é muito triste!
Mandei e-mail para os profissionais, mas se quer obtive retorno.
#Desabafo#
Não existe o casamento perfeito, algo sempre sai fora do planejado mas somente os noivos (e algum amigo mais íntimo que sabe dos detalhes do casamento) percebem.
Casei em dezembro de 2010, organizei meu casamento em apenas 4 meses, casamento clássico e básico, não tinha nenhum mimimi…
Não fiz dia da noiva, a idéia de passar o dia todo dentro de um salão me estressava! Contratei apenas unha + cabelo + maquiagem, paguei caro, mas gostei do resultado. Cabelo e maquiagem não ficaram iguais ao teste. O cabelo do teste ficou mais bonito, mas eu não queria atrasar então não pedi para refazer. A maquiagem do dia ficou impecável, pois no teste a maquiadora (estressada, por sinal) não utilizou air brush na preparação da pele.
NOIVAS, FAÇAM MAQUIAGEM AIR BRUSH!!! NÃO DERRETE…
Mãe, sogra, madrinha e amiga também se arrumaram no mesmo local e ficaram impecáveis!!!
Fiquei pronta no horário combinado, e fui embora sem pagar o cabelo e a maquiagem da mãe e da sogra!!! Só voltei pra pagar depois da lua de mel…
Tinham outras 3 novas e a tropa de madrinhas se arrumando no mesmo dia.
Cheguei no local da cerimonia no horário (do convite), mas um padrinho atrasou…
A cerimonia era pra ser no jardim, mas choveu, e meu orçamento não permitia a contratação de tendas… então a cerimônia foi feita no salão da recepção. Minha cerimonial arrumou tudo, até arrumou briga com as decoradoras que insistiam em fazer a cerimonia no jardim.
Minha decoração era de lirios, lisiantos e sei lá qual outra flor laranja. Os lirios estavam verdes e não abriram, não tinha quantidade suficiente para todos os arranjos. Então as decoradoras tiveram a brilhante idéia de colocar flores brancas junto!!! Ficou estranho, mas nem falei nada.
Tinha mesa demais em um dos salões e espaço sobrando no outro. Depois do casamento descobri que o buffet não quis tirar mesas pq teria outro casamento no outro dia com aquela quantidade.
Ah quer saber, não vale a pena se estressar muito não… Você fica remoendo as coisas que não deram certo e esquece de tudo aquilo que ficou lindo…
Rogrigo Orestes, ainda distribuirei a ação, mas me escreva um e-mail (liviabueno@donninifiorillo.com.br), que depois lhe encaminho o número dos autos.
Gente, não acho adequado escrever aqui no nome do salão, mas quem quiser saber, pode me perguntar por e-mail, ok?
Oi, Lívia!
Infelizmente, existem profissionais e profissionais… Quando algo não sai da maneira que planejamos e nos tiram do sério, principalmente no dia mais importante de nossas vidas, temos direito de ter as nossas dores aliviadas com um dano moral!
Parabéns pela atitude!!
Beijinhos
Eu não corri riscos no meu casamento. Como eu sou muito detalhista e sabia exatamente o que eu queria, segui as dicas da Fê e só contratei fornecedores DE CONFIANÇA!!! Fornecedores que já tinham referências e indicações do mercado… Assim, quando três dias antes do casamento o florista me ligou para falar que as flores goiaba que eu queria não estavam bonitas e que ele achava melhor trocar por um vermelho claro eu consegui confiar 100% nele e saber que eles fariam um bom trabalho. Mesmo sendo beeeeeem chata com os detalhes eu aproveitei muuuuuuuito o dia e a noite, e saí para a mua de mel sem conseguir encontrar nenhuma falha, eu tive o casamento que eu sempre quis!!! Recomendo sem ressalvas o assessor Duda Carvalho, a equipe de foto e vídeo do Nilson Versatti, o Buffet Colonial, as Fadas Madrinhas da Renata Sertório, a Banda Shine e os vestidos do André Barp… Para quem vai se casar em São Paulo esse time é a garantia de um casamento perfeito!!!
Carol do Val, fornecedores de confiança também falham, mas ainda bem que no seu casamento deu tudo certo! Sorte sua.
Não contratei qualquer salão, a Astrid estava lá no dia e quando fechei o Nando Reis estava cortando, tranquilamente, o cabelo! Lá, também cruzei com o Chiquinho Scarpa!!!
Diante disto e de muita pesquisa anterior (claro!), você duvidaria da credibilidade do local?
Excelente texto, o profissionalismo deve se fazer valer em cada instante de nossas vidas. Houve falta de profissionalismo do salão, e profissionalismo de sobra para a Noiva, que teve inteligência emocional em seu dia!
Oi Lívia, concordo com você quando você fala que fornecedores de confiança também falham, contratei ótimos fotógrafos e quando solicitei que me enviassem umas fotos da recepção por e-mail simplesmente fui informada que não tem fotos de recepção no meu contrato, sendo que passei quase 2 horas tirando foto de mesa em mesa, na mesa do bolo, jogando o bouquet, etc. Realmente no meu contrato não estava citando as fotos da recepção, porém estou pagando o valor total do pacote, e a dona da empresa me garantiu no ato da assinatura que as mesmas estariam inclusa, tanto que elas foram tiradas, mas o esposo dela simplesmente me disse que eu só irei retirar as fotos que estão no contrato, pois ele não tem fotos da recepção.
Querida Carol do Val, independente da classe social, raça ou cor, as empresas que se comprometem a qualquer prestação de serviços tem que honrar com aquilo que se dispos a fazer.
E nós sabemos muito bem, que tudo que envolve preparação e dependência de terceiros para realização do projeto nem sempre acontece de forma tranquila.
A verdade é que hoje a falta de profissionais e ÉTICA, em todos os setores é tão grande, que cabe a nós, na medida do possível levar a público nossa indignação.
É verdade, Livia! Fornecedores do confiança podem deixar de ser confiáveis… Basta um serviço mal feito para perder esse privilégio! Não quis desmerecer a sua pesquisa e acho que realmente eu tive sorte…
Bjs!
Lívia, vendo pelo lado bom, pelo menos você é advogada rsss.
Já advoga em causa própria, e com certeza tem que ajuizar a ação.
Não interessa se deu certo, se ninguém percebeu, se você conseguiu relaxar e sorrir… Se foi o combinado e pago, deveria ter sido cumprido.
Volta depois de conta para gente o resultado.
Muitas noivas passam por isso, e acabam desanimando e não entrando com ação. Resultado: os mesmos erros se repetem.
Você estava linda, e desejo muita felicidade para você e seu esposo.
beijos
Gente, que medo! Ainda nem comecei a preparar meu casamento e já estou assustada! Não sabia que erros desse tipo eram tão frequentes (li todos os comentários!). Que vontade de chorar junto com vocês todas! hahaha Beijos!
Um primo ficou sem foto alguma do seu casamento, o fotógrafo perdeu TODAS as fotos em um acontecimento no seu escritório.
O meu primo com toda a paciência, pediu então para ser restituído, atitude esta que foi prontamente negada pelo fotógrafo.
Já o aconselhei a ajuizar uma ação, haja vista que ele ficou sem as fotos e sem o $$$ (que não foi pouco rs).
Olá, boa tarde. Casei-me no civil no dia 12/12/2012, mas minha cerimônia religiosa e a recepção ocorreram no dia 26/01/2013. Passei por uma situação semelhante, que não se resumiu, contudo, ao “dia da noiva”, mas sim ao “final de semana do meu casamento”. Fiz a reserva em um grande resort em Camaçari (BA), já que meu casamento ocorreu em uma praia próxima e deveria ter iniciado às 16:30, justamente porque queria sair da Igreja ao por do sol e aproveitar a bela paisagem (a Igreja fica em frente a um rio) para tirar fotos com meu marido e convidados mais próximos (pais, irmãos, padrinhos). Apesar de ter pedido (e de terem confirmado pelo setor de reserva) o check in mais cedo, ao chegar fui atendida por um funcionário totalmente despreparado que além de ter sido rude somente me colocou em um quarto mais de uma hora depois, o quarto estava totalmente desarrumado (e eu também contratei making of), ao chegar da festa encontrei o quarto sujo e bagunçado (nem fizeram a decoração especial de núpcias, nem a arrumação e limpeza básicas, pois o quarto estava exatamente do jeito que eu deixei quando saí), no dia seguinte pedi toalhas limpas e não recebi, pedi o tampo do ralo da banheira de hidromassagem, mas até hoje aguardo. Enfim, foram dois dias super estressantes. Na festa, em razão do atraso de uma hora e meia gerada pela confusão do check in, pedi desculpas aos meus convidados e em especial a dois padrinhos meus portadores de necessidades especiais. o pior é entrar em contato com o fornecedor e ele ignorar. Mas as minhas providências legais já foram tomadas e aconselho a todas as noivas (aliás a todos os consumidores) a reclamarem seus direitos na JUSTIÇA. Quem sabe assim os consumidores brasileiros serão mais respeitados.
Passei algo parecido com uma cliente,graças a Deus foi antes de fechar qualquer coisa , mas a falta de repeito foi grande , e a frustração da minha cliente imensa, marcamos com um determinado atelie para o ver seu vestido, como ela trabalha marcamos as 19:30min. aos 3 telefonemas que tive com a estilista fui tratado muito bem , melhor impossivel, quando chegamos ao local as 19:15 estávamos na rua e não encontrava o numero , ligamos para ela,que explicou tudo certinho, chegando a porta do atelie ,adivinha? tudo fechado e ligamos novamente ela atendeu , quando falei esta na frente do local , simplesmente ou desligou na minha cara ou caiu , enfim ligamos mas umas 10 vezes nada de atender ,a frustração da minha cliente foi notável , ela ficou tão chateada que nem queria mais ir em ouro atelie, e triste que pessoas que trabalha com sonhos das pessoas façam coisas desse tipo, quanto menos uma empresa como essa considerada top, conhecida, fica alerta a todas noivas,e ao fornecedores que agem assim .
Ótimo post!!
Infelizmente esse tipo de situação acontece e é mesmo ótimo podermos estar informadas para saber como agir e quais seriam nossos direitos.
Lívia, vc estava linda! Parabéns e boa sorte!