O que toda noiva não pode esquecer
Quando a gente é noiva (e eu já fui, posso falar) de vez em quando perde um pouco o foco, a tranquilidade, os pés no chão. Esse post é para vocês lerem sempre que se sentirem uma noiva neurótica e antes de ficarem loucas com os preparativos do casamento.
Você está se casando por amor. Não perca esse foco e não brigue desnecessariamente com seu noivo por qualquer preparativo do casamento. Não vale a pena discutir só porque ele não quis escolher a cor da forminha dos docinhos junto com você. Respeite o espaço dele se ele não quiser se envolver tanto com os preparativos igual você. Para começar um casamento feliz cada um tem que respeitar o espaço do outro.
Detalhes são legais mas só enquanto você estiver se divertindo com isso. Se não der para o lacinho do bem casado ser “amarelo sol” ao invés de “amarelo gema”, não se descabele por isso. Pense bem, os convidados não saberão como era para ser, ninguém, absolutamente ninguém vai achar seu casamento menos bonito por causa disso. Pare de sofrer por detalhes que não mudarão seu casamento em nada.
Foque sempre nos fornecedores que você tiver maior empatia. Se você não está gostando do atendimento, se ele demora para te responder, se o preço ficou muito mais caro do que você pode pagar, se você não acha a pessoa simpática e se você não sente que ele ama o que faz, esquece, não é o fornecedor perfeito para seu casamento. Mesmo que outros amem tal fornecedor, o importante é você estar segura de que são os melhores fornecedores para trabalhar no seu casamento. Ter empatia com os fornecedores é fundamental.
Alguns convidados faltarão ao seu casamento e a grande maioria não irá se lembrar de confirmar presença pelo RSVP. Alguns convidados não te darão presente. Alguns convidados que você acha que irá ganhar um bom presente, no fim darão algo abaixo de suas expectativas e outros que você acha que não tem muitas condições, te darão um excelente presente. A gente se surpreende com as pessoas. Mas em momento nenhum você vai se estressar com isso. Aceite as pessoas como elas são e foque nas que te amam.
Tudo dá certo no final. Casar é bom demais. Pra casar só é necessário duas pessoas que se amam. Seu noivo te ama. Eu adoro vocês. Tudo isso é verdade. E é verdade também que casamento verdadeiro começa depois da festa. Não pense o tempo todo só nos detalhes do grande dia. Com certeza o dia do seu casamento será o dia mais feliz da sua vida mas são todos os outros dias em que vocês estão juntos que realmente valem a pena, que trazem aquela pequena dose diária de felicidade, sabe? Cuide bem de seu amor todos os dias, não cuide apenas do dia do seu casamento.
Concordo em tudo, Fê.
bjs,
E viva o amor!!! O resto é o resto!!! rs
MT bom!! ótimo post, necessário, sucinto e um excelente lembrete pra gente q se empolga dps se frustra com o preço… é tudo tão confuso, tao corrido… q bom ler isso =)
Bjo!
Perfeito o post, Fernanda!
como é bom ler isso!!!
Fernanda, ótimo post, um dos melhores com certeza! O casamento e seus preparativos não são fáceis, com certeza, a responsabilidade de sair tudo certinho as vezes é muito grande!!! Mas a chave é essa: não se cobre demais, se divirta o máximo possível, relaxe, faça o casamento para vc, com a sua cara, seu estilo, não tente agradar demais, no final das contas é como vc disse: O casamento DE VERDADE começa depois da festa… às vezes é bom um lembrete de REALIDADE para as noivas sofrerem menos e curtirem mais! Obrigada Fer!
Esse post não poderia ter vindo em melhor hora… 🙂
Lindo post! o mais importante é o amor!
Bom dia Fer!!!
Esse post veio a calhar!!!
Beijinhos!
Comentário mais que pertinente!
Acho que todas, ou pelo menos a esmagadora maioria, passa em algum momento dos preparativos por momentos de stress em que precisamos mesmo lembrar do que você escreveu!
Foi também uma boa lembrança para uma nova palavrinha de amor e momento de agrado para os nossos amadíssimos maridos/noivos.
Obrigada!
Beijinhos
Amei o post e é tudo verdade, mas é que durante o stress dos preparativos, a gnt acaba se esquecendo disso! Eu já tive meu momento de noiva neurótica e tb já briguei com meu noivo por causa de detalhes do casamento. E concordo com vc….no final tudo dá certo!
bjus
Fer, sou visitante assídua, mas você sabe que nem sempre deixo comentários aqui… Mas hoje resolvi escrever porque você foi muito feliz com este post! Me lembrei de uma cena que aconteceu há 2 semanas atrás, quando eu e meu noivo fomos convidar nosso primeiro casal de padrinhos. Minha madrinha quando soube do convite ficou extremamente feliz, nos abraçou bem forte e a primeira coisa que nos falou foi exatamente o que você escreveu neste post!! Felizmente estou curtindo tudo sem muito estresse… Não briguei com o noivo nem uma vez e pretendo não fazer isso! A dica para as noivinhas é mais um lembrete que qualquer coisa… O que realmente importa é o AMOR!
Obrigada minha querida por estar presente em nossas vidas dessa maneira tão especial… E às noivas que passarem por aqui: amem sem limite e se preocupem só com o que for realmente necessário!
Grande beijo!!
Ótimo post Fernanda! Eu tbm fui noiva,mas ainda em que fui meia desencanada com algumas coisas como vc falou.
Mais uma vez vc arrazou!
Beijos
Perfeito! Me caso somente em setembro, ainda não cheguei nem na metade dos preparativos, mas tenho certeza que você não poderia ter dado dicas mais essenciais que essas!
Beijocas!
Fer, adorei MESMO o post!
Era tudo que eu precisava ler HOJE.
Obrigadaa!
Beeeijoooos ;*
Esse definitivamente é o momento em que eu me encontro, estou organizando meu casamento, terminado a reforma do nosso apê e ainda temos que mobiliar. É muita preocupação, mas confesso que estou amando cada segundo, estar noiva, está sendo muito especial, estou muito feliz, e posso afirmar, vou ter o casamento dos meus sonhos com os homem dos meus sonhos. Fê eu simplesmente amo seu blog.
Gostaria que você visse o site do meu casamento:
http://naeale.felizesparasempre.com/
bjss
Natália
Fer,
Otimo esse post!
Vou casar em abril, e estou mtuuu preocupada com os preparativos, nem sei se gosto mais tanto de casamento como antes…hehehe
Obrigada por continuar nos alimentando com suas dicas
bju
Helo
Criciuma-SC
Ótimo post, Fê! Muita sensibilidade e as palavras certas para ajudar as noivinhas a enxergarem que, por mais que o grande dia seja o de um grande sonho, devemos cuidar para que o caminho até ele não seja um pesadelo. Parabéns, vc é maravilhosa! Obrigada por tudo!
Arrasou no Post! Amei! bj
texto muito inspirado, Fer 🙂
qd beirei começar a dar pitis voltei à realidade e pensei justamente nas coisas q vc disse…se tio q pode não quer vir, se não deu pra contratar aqueeeeeeeeeele decorador, se o noivo abstrai dos bem-casados, paciência…sempre me lembro q pra casar precisa de um noivo e uma noiva e q o mundo não vai parar d girar se não sair tudo como planejei 😉
:***
Muito Bom o seu post. Geralmente não comento, mas visito seu site todos os dias desde que decidimos casar há um ano atrás. Me caso daqui 8 dias e a sua mensagem foi muito especial… Muito Obrigada!
Bjs!!
aiiiiiiiiiiiiiiiiiii Fê lindo seu post… confesso q no dia do meu casamento muitas coisas sairam diferentes do que imaginei, entretanto isso não tirou minha paz e nem abalou minha felicidade… e é isso que eu digo pra minhas amigas noivas
Fê… isso é o que Toda noiva tem que ouvir!!!! Já estou passando para as amigas que estão se preparando para o casório!!!
Ameiiii… indicarei no blog!
Bjocas
Li
Fernanda, vou colar estes tips na porta do meu armário! rsrsrsrs Pra perder o foco, estamos a um passo! Obrigada pelas palavras. Alívio total (principalmente quando vc se refere ao ‘desligamento’ total do noiva hahahahah
Bjs
CLáudia
Estou pensando em fazer o mesmo que a Cláudia falou… colar no armário! Para uma pessoa detalhista como eu, tudo fica bastante stressante. E eu tenho medo de ficar como a Heloisa (lá em cima) falou (brincando): não gostar tanto do preparo da festa como antes, no começo… (o que pode muito acontecer comigo se eu não frear a ansiedade)…
Adorei o post!
Bjs.
Fer, você sabe mais sobre mojito? Fui num restaurante mexicano tipo tradicional (não tex mex) e não tinha, o garçom me disse que mojito não tinha origem mexicana na verdade, fiquei em choque e dei uma pesquisada. Ao que me parece ele tem origem cubana! Não que mude alguma coisa, pois adoro mojito e vou continuar pedindo nos mexicanos que fazem, mas gosto de conhecer a origem das coisas. Você foi pro Mexico, não? Lá tem mojito? Será que o garçom pirou?
Beijocas!!!
PS: ótimas dicas para noivas, toda vez que entro aqui fico afim de casar de novo!!! 🙂
Oi Bianca! O Mojito tem origem cubana sim, é verdade, o garçom estava informadíssimo! Mas normalmente é bem fácil de se achar em restaurantes mexicanos, eu smepre peço! Beijos
Simplismente … AMEI …Falou pouco mas falou Tudo !!!
Estava precisando exatamente dessas palavrinhas mágicas. Obrigada!!!
Fê,
Você sempre nos surpreende!!! Amei esse post!!!
Quando eu estava noiva, tinha dias de surtos e ficava indignada como nunca lia ou via em blogs, revistas ou cerimoniais dicas para sobreviver a essa fase tão desgastante! Desgastante, sim, como vc disse, mas ninguém lembra de nos falar isso! Então me sentia a pior das criaturas, pq achava q todas as noivas eram felizes, alegres e contentes o tempo todo e eu a única “surtada”! Rs
Exageros à parte, concordo com cada linha do q escreveu! O dia é muito importante e emocionante porque as pessoas mais importantes pra gente estão lá com o único objetivo de compartilhar essa alegria conosco, mas casamento mesmo é todo dia, é cada risada junto, é cada briguinha pela roupa fora do lugar, é cada aconchego na casa nova, é cada refeição junto, enfim… é o cotidiano com aquele homem que escolhemos pra viver o resto dos dias! Graças a Deus, estou casada há quase 4 meses, hoje por coincidência faço 5 anos de namoro e sou muito feliz com meu namorado-amante-marido!
Meninas, curtam os preparativos, compreendam que nem tudo podemos controlar, permitam-se pequenos momentos de surtos, não sobrecarreguem os noivos nos preparativos (eles definitivamente não dão a mesma importância que nós), peçam ajuda e confiem para poderem delegar algumas funções!
Beijocas em todas!!!
Fernanda, esse post é realmente muito importante, como já tinha visto várias amigas se estressarem com o noivo por causa da festa, resolvi aprender com o erro dos outros e deixar o meu noivo a vontade, peço opinião, comunico as decisões. Acho que os homens dão menos valor aos detalhes do que nós mulheres, e isso não é sinal de desinteresse ou falta de amor, então quando meu noivo dá algum palpite, e são poucos, acabo fazendo o que ele pediu, dentro do possível, claro, porque se ele se manifestou é porque faz diferença pra ele. Dessa forma estamos levando os preparativos muito bem e sem brigas. Beijos
Ah, comprei o livro meninas normais casam….meninas iradas investem na relação…. e adorei, ótima dica pra evitar brigas por causa de dinheiro.
Me casei em Dezembro, fui uma noiva super organizada, mas mesmo assim algumas coisas não saíram conforme o planejado. Durante a festa, o que mais me lembro era de manter o foco naquilo que era realmente importante: no casamento, nas famílias, no meu noivo, enfim, no AMOR que nos reunia ali. E quer saber? O que deu “errado” só foi observado por mim, todo mundo adorou e elogiou a festa. É verdade que no final dos preparativos, eu estava meio “enjoada” do assunto, como já falaram aqui. E é incrível como as coisas mudam depois que a festa acaba. Vc começa a se perguntar pq se preocupou tanto com determinado detalhe e não se vê mais naquela situação. É engraçado como muda a perspectiva de quem já passou por isso! Bjo e…. Meninas, curtam mto o casamento de vcs e se concentrem no melhor sentimento do mundo, o amor
Fernanda ,o que mais me estressa eh saber quantos convidados vao ao casamento , a cor da forminha tudo bem ja q nao muda muito mesmo mas vai que vem somente 50% dos convidados??pq ai fica feio um monte de cadeiras vazias , comida / lembrancinhas pagas em excesso , acho alem de falta de educacao deles um desperdicio de dinheiro ….morro de medo! algumas dizem que vao por educacao mas chega na hora nao vem 🙁
Otimo post, tenho pensado nisso ultimamente.
Nao tenho brigado por causa do casamento, ja que ele concorda com a maioria dos detalhes e quando ele faz uma exigencia, como sao poucas, eu acato na hora!
Mas ultimamente parece que mais perto do casamento chega, mas brigamos por causa de outras bobeiras, tipo as coisas de casa (moramos juntos), o emprego, as ferias, tudo acaba virando um motivinho. Sera que eh stress?
Fer !!! Lindo o post…. eu até me emocionei ! Parece que vc lê nossos pensamentos e sabe tudo o que estamos passando ! Rs… eu nunca imaginei que era tão difícil e estressante fazer uma festa de casamento,mas depois de ler isso vou ficar mais tranquila,com certeza ! Obrigada !!
Bjos !!
Sobre os convidados, eu me emocionava cada vez que alguém manifestava carinho durante os preparativos. Isso é mto gostoso e realmente, às vezes, vem de quem vc menos espera. Eu optei por nem fazer confirmação de presença, justamente pela má educação de algumas pessoas que mentem, não respondem, etc. Convidei 250 pessoas, paguei o buffet para 200 e o salão estava preparado para 220. Um pouco antes de entrar no salão, a assessoria me informou que haviam chegado 177 pessoas, ou seja, ficou td sob controle e, depois do jantar, a maiora vai embora mesmo. Achei legal pq no final da festa, o fotógrafo juntou todo mundo que estava lá e tirou uma foto. As pessoas dessa foto são as mais próximas, com certeza, as que têm mais carinho por vc e é nelas q a gente tem que investir nosso carinho.
Adorei o post. Embora não seja nem noiva, nem casada e demorará um pouco para isso acontecer sempre entro no blog pois amo o assunto.
Na verdade acho que até é importante lembrarmos disso mesmo quando não se trata do casamento. As vezes nos preocupamos tanto com outras coisas que esquecemos que aquele beijo e aquele abraço bem apertado é o que realmente importa.
Claro que todas nós sonhamos com o grande dia, o nosso casamento, mas em momento algum podemos esquecer que tudo aquilo que irá acontecer é por um único e exclusivo motivo: o amor!
Adorei o post.
Bjos
Fe, tudo o que você disse é verdade. Vejo umas amigas se descabelando com cada coisa que affffff.
Mas concordo especialmente com a última dica. Preciosa e FUNDAMENTAL.
Beijos
Suas palavras vieram no momento certo!!
Obrigada Fe!
… precisando mesmo ler suas palavras pra acalmar a vida!
excelente!
e viva 2011! e viva a noiva! rs
Oi Fe, nossa tudo a ver esse post. Combinei com meu noivo que nao surtariamos nos preparativos, toda vez que temos um conflito, paramos e lembramos o sentido de toda a festa: nosso amor! Isso nao pode faltar!! bjooo
Oi Fernanda, nao sou muito de comentar, ja´comentei algumas vezes ano passado antes do meu casamento q foi em Junho no civil e em agosto da Igreja……mas vc nao sai dos meus sites de leitura diária…..
ahhh… como teria “sofrido/chorado” muito menos antes do casamento se nao tivesse sido tao “detalhista” e pensado q todo mundo saberia como eu tinha planejado e como no final “algumas” coisas nao saíram do jeito q eu sonhei….mas a vida é assim, aprendemos com nossos erros e muito melhor com a experiencia dos outros……o importante é que realmente tudo dá certo, e o que valeu e vale é o amor verdadeiro q temos ao nosso lado e o amor das pessoas que nos amam, independente da festa ter sido perfeita ou do presentes q ganhamos……..adoro o seu blog e tenha certeza q as suas dicas sempre ajudam a direcionar e acalmar o coracao destas novinhas que te acompanham….até das casadas tb…rsrs….beijokas apertadas…..
ps comentário da outra Fernanda: concordo plenamente, pensei q muitas pessoas iriam ficar no final da festa e qdo vejo a nossa última foto vejo q realmente (tirando as de mais de idade e as com filhos pequenos) quem ficou com agente até o fim sao mesmo especiais…..
amei!
Eu estava precisando ouvir exatemente isso hj…
to meio surtada!
adorei!
bjO
Super bem colocado. Eu vejo muitas noivas que chegam no dia apenas preocupada com os detalhes e nem tanto com o noivo.
O que eu faço neste momento é tranquilizá-las, ou pelo menos tentar, muitas vieram me agradecer por isso depois.
Vale para mim tb que serei uma futura noivinha e como fotógrafa sou muito preocupada com os detalhes, mas sei que terei que ter foco para não estragar meu dia caso algum detalhe não saia como esperado. =)
Fernanda….post simplesmente FANTÁSTICO….e inteiro verdadeiro…hahahaha! Pra gente perder o foco e estar a um passo da loucura é um estalar de dedos! rs
Me casarei no mesmo dia que a minha irmã e isso se multiplicar por dois…hahahaha, mais até agora estamos levando o mais tranquilo que dá! Vou colar no espelho pra eu ler todos os dias…rs
Obrigada e parabéns sempre pelo blog…você é muito muito competente quando fala de casamento! 🙂
Bjos
Última dica de uma recem-casada: convidem todo mundo que vcs desejarem!!! Muita gente que vc tem certeza que vai, não vai; pessoas que dizem que não poderão ir, aparecem; primos levam peguetes com mini-vestidos, mas, enfim, é claro que cada caso é um caso, mas eu acho que a conta sempre acaba equilibrando. Tenho duas amigas que se casaram há pouco tempo e confirmam isso. Beijo
Acho que este post foi feito para mim!!!
Perfeito Fernanda!
Estou aqui em SP passando uns dias com meu noivo e já discutimos tanto por causa dos preparativos.. no meu caso é que ele se envolve com TUDO, absolutamente TUDO do casamento! Fui a 25 de Março comprar os badulaques e algums forminhas, quando cheguei em casa, lá veio ele palpitar! Ai ai.. mas no final deu tudo certo e depois de uma longa discussão, nos acertamos e paramos com essa bobeira!
Amei seu post de hoje.. assim como de todos os outros dias!
Beijos
Fê, amei o post!!
Incrível como vc sabe o que a gente pensa e sente rs
beijos
Dani
Fernanda,
como sempre vc foi PERFEITA !!! Estou imprimindo este post pra colar na porta do guarda roupa e ler todos os dias até o dia do casamento. Eu estava aqui triste, pensando no queria fazer para o casamento e não estava conseguindo qndo li o q vc escreveu e parece que alguma coisa mudou….a ansiedade e a tristeza foram embora, acredita??? Só posso dizer: MUITO OBRIGADA !!!
Bjusss
Michelle
Simplesmente amei!
(Fernanda tô viciada no seu blog!!!!!!!!!!)