Para ler quando estiver estressada
Já perceberam que é a gente mesma quem complica nossa vida? É comum escutar uma noiva ou mãe de noiva falando “estou estressada com a organização do meu casamento“, “não consigo dormir, a organização do meu casamento está me matando” ou ainda pior, as brigas entre os noivos por causa da organização do casamento.
Tem alguma coisa errada, não tem? Cada dia, cada noite da organização do seu casamento deveria ser uma festa! Um motivo de alegria por estar organizando o dia mais feliz da sua vida, por estar casando com a pessoa que você escolheu. Antigamente tudo era resolvido da sala da casa dos pais, eram menos opções de detalhes, era tudo mais simples. Hoje em dia a verdade é que há uma pressão para o seu casamento ser o melhor de todos, pressão da família, pressão das amigas, excesso de informação… e você fica estressada!
Dica de quem já foi noiva? Não vale a pena se estressar. Sendo sincera, ninguém aguenta noiva chata (a tal bridezilla) que só fala em casamento e sofre com toda a organização. Então se você se sentir assim em alguns momentos, respire e veja as 10 dicas abaixo:
Seja organizada. Noiva que tem as referências do que gosta guardada, checklist, planilha com o orçamento e datas de pagamentos, é uma noiva mais tranquila.
Estressou? Tire férias de alguns dias do assunto casamento! Vá cuidar de você, sair com as amigas, dormir cedo, ler sobre outros assuntos. Isso ajuda a manter a cabeça fresca e a pele em dia!
Se até a rainha Victoria, da Inglaterra, em 1840, deixou de convidar alguns nobres porque queria em seu casamento apenas pessoas que simpatizava, por que você não consegue fazer o mesmo?
Mil e uma referências, querer copiar todos os tipos de casamento que você vê em blogs, ter todas as últimas novidades no seu casamento, saber de todas as tendências… Excesso de informação também estressa! Você precisa saber o que realmente quer, filtrar o que realmente tem seu estilo e reflete seu gosto numa festa de casamento. Dê um passo para trás, apague todas as referências que são excessos e seja mais feliz.
Elegeu quais são as prioridades no seu casamento? Fica mais fácil trabalhar com prioridade, saber bem o que quer e o que será apenas complemento. Lembrando que o blog sugere que foto, vídeo, vestido de noiva, comida, bebida e música sejam sempre prioridade.
Aprendeu a delegar? É muito mais gostoso quando as pessoas queridas participam do processo. Não queira abraçar o mundo sozinha, casamento é um momento familiar: envolva o noivo para ajudar nas escolhas, convide mãe e sogra para irem com você nas reuniões, peça ajuda para madrinha te ajudar naquele projeto DIY que você está pensando…
Decidiu um item do casamento? Pare de pesquisar sobre este item e siga para o próximo passo do checklist! Mudar de ideia toda hora, mudar contratos toda hora, isso é muito estressante! Noiva decidida é noiva mais feliz.
É difícil tomar muitas decisões, ainda mais envolvendo tantos sonhos e tanto dinheiro, eu sei. Mas se você conhece bem o seu estilo, o que os noivos gostam e quanto podem gastar, tudo fica mais fácil. As respostas estão dentro do seu coração e não nos comentários dos maldosos. Seja uma noiva que ama suas próprias decisões, e não uma maria-vai-com-as-outras.
Para quê começar a organizar o casamento 03 anos antes? Melhor viver a vida! Em 03 anos os seus gostos mudam, novos fornecedores aparecem, os preços mudam e nenhum fornecedor aceita pedidos ou “congela” o preço para você só por estar pedindo 03 anos antes. Você pode sonhar, juntar referências do que gosta, mas deixe para efetivamente começar a organizar o casamento depois que agendar a igreja ou local do casamento.
Guarde com você: cada dia da organização do casamento deve ser uma festa, porque a festa mesmo dura poucas horas. Comemore todas as escolhas, as degustações, as novas ideias. Considere o “e eles viveram felizes para sempre” desde o primeiro dia da organização do casamento!
Me casei há quase 2 anos e sofri muito quando o dia do casamento acabou. Ficou um vazio, uma espécie de deprê pós casório, rs! O ano inteiro de preparativos toma bastante tempo e mais que isso, ocupa a cabeça com a imensa expectativa e fantasias em cima do grande dia. Eu sinto que hoje há uma pressão muito grande em cima dos noivos de que o dia do casamento deve ser perfeito e O melhor dia da vida. Para mim, a melhor coisa que aprendi depois do dia do casamento foi que esse dia n?o tem obrigação de ser o melhor dia da história. Pq não um dia especial como outros dias tão especiais que a gente vive? Principalmente pq erros podem acontecer, frustrações… As vezes nem tudo sai conforme imaginamos! O casamento é um dia importantíssimo, sério, e por isso pode trazer tensão, nervosismo e inseguranças. Essas sensações são mto normais e humanas! É uma carga mto grande! Importante mesmo é ver além daquele dia isolado e que os melhores e mais felizes dias da sua vida podem acontecer várias inesperadas vezes na vida.
Falou e disse Fernanda!! Post perfeito para momento que estou vivendo!! Obrigada!!
Esse foi escrito diretamente para mim, rs. Caiu como uma luva. E é isso, o segredo é saber organizar e tentar relaxar.
Nossa, veio na hora certa esse post…estou curtindo mto cada preparação, cada etapa, mas essa semana dei uma estressada, mas acho q já passou, hehe!!
Mto boa as dicas!!
Bjos
Esse post resumiu tudo que os noivos precisam! Leiam tres vezes por dia. Me casei há dois meses e cada contrato que fechavamos a gente comemorava muito, era uma delicia fazer a contagem regressiva de coisas que queriamos para o nosso dia. Meu esposo é otimo com valores e contratar fornecedores e eu em foco e organização, com isso iamos juntos nas reunioes, liamos os contratos com muita cautela, noivas leiam o contrato sem emoçao, para ficar claro tudo que voces querem e se tudo esta escrito no contrato, adicionar os que nao estiverem, como prazo para entrega de fotos, video, quantos fotografos, quantos cinegrafistas havera no dia, quantas horas de servico esta contratando, valor adicional se passar do horario, enfim tudo tem que constar no contrato, inclusive itens de cortesia. Guardem numa pasta de contratos anexo o comprovante de pagamento. Comemore com o amor da sua vida e so entao de o proximo passo.
Organizar o seu casamento deve ser prazeroso nunca um fardo. Beijos.
Parabéns Fernanda! Falou e disse!
Esses dias li uma frase que define bem como eu penso: “I want a Marriage more beautiful than my Wedding”. E é isso mesmo que importa, o casamento em si, o dia-a-dia na vida à dois. A cerimônia e a festa são importantes? SIM! Muito! Mas não é o MAIS importante… como outras meninas disseram, de qualquer jeito vai ser um dia lindo e especial para marcar o momento. O problema é que muitas meninas, até por culpa da nossa criação e da pressão da sociedade, pensam na festa antes mesmo de pensar na casa, no dia-a-dia, na construção do seu Lar e sua Família com seu amor… aí piram achando que Casamento é somente aquele dia D. Recomendo à todas pensarem em organizar a casa de vocês antes de começar a ver a festa. Aí sim vão passar a dar valor a cada centavo gasto com cada fornecedor… e vão ver que estresse com festa é balela perto de colocar uma casa para funcionar de verdade. Afinal, é para lá que o casal irá depois que a festa acabar, certo? E não será só por 5 horinhas… ;o) No fim, tudo vai dar certo, seu dia D vai ser lindo, do jeitinho de vocês, e tudo vai ficar ainda mais especial!
Parabéns Fê pelo post… A-DO-REI ler e tenha certeza que concordo em gênero, número e grau e se me permite digo ainda que se no grande dia algo não acontecer da forma que a noiva sonhou, que ela lembre SEMPRE em primeiro lugar do significado dessa cerimônia/festa que é a formação da família!!!
Bjs
Rô
Tássia Przewodowski, se vc ler meu comentário, me manda um e-mail? Vi o vídeo do seu casamento aqui no blog e queria tirar algumas dúvidas. Segue meu e-mail: drischuld@gmail.com
É isso aí Fernanda!
Adorei e concordo com td o que vc disse!
Hoje faltam exatamente dois meses para meu casamento, e estou super tranquila, pois fui organizada nos preparativos e não fiquei pirando com cada detalhe. Vejo o dia do casamento como o primeiro dia do resto de minha vida com o homem que eu amo. O que é mais importante é a vida que vai começar a partir daí. Nós dois focamos e priorizamos nossa casa e nossa lua de mel, e recomendo isto a todas!! Ah, e vejo por aí, com muito pesar, muitos casamentos em que o noivo é um pobre coadjuvante, pois ao achar que é somente seu grande dia, muitas noivas deixam o noivo em segundo plano…
Beijos Fernanda, e seu blog me ajudou e tem ajudado muito! Thanks!
Amei a dica!! Confesso que no inicio fiquei meeeega estressada, com os valores absurdos e ideias diferentes entre famílias…. Mas decidi me organizar, depois que finalizei a planilha de custos, sempre com valores maiores, (aumento uns 10% ou 15%, pois nós nos empolgamos como cada detalhe), e depois, estabeleci as prioridades com o noivo (só o noivo e eu), agora é só alegria, estou amando organizar o meu casamento, todos os detalhes!!
Fernanda, parece que vc escreveu pra mim! Rsrs Já deu pra eu dar uma respirada! Obrigada!!
Fernanda, você sempre certeira!
Como assessora de eventos eu digo que faz parte do nosso processo de organização levar as noivas a entenderem que sim, os preparativos devem ser aproveitados tanto quanto o evento em si, que acaba passando num piscar de olhos…
Evy
evelynhareis@hotmail.com
Hoje tive uma crise de choro por achar que não vou conseguir dar conta de tudo do meu casamento, principalmente a parte financeira.
Ler este post me fez bem…estou até emocionada! rs
Não podemos nos estressar, muito menos eu que marquei o meu casamento com 3 meses de antecedência! Em dezembro/12 marcamos a data do nosso casamento para 27/abril/13 e em janeiro descobrimos que não poderíamos mais fazer no local pretendido. Fiquei triste, mas não desanimei. Eu e meu noivo começamos a pensar e pesquisar novos lugares e agora dia 16/Fev/13 fechamos o nosso casamento para 25/Maio/13. Faltando 3 meses para o casório, só com a igreja e o Buffet definidos, dividimos os fornecedores para não me sobrecarregar e ele participar no que ele gosta, como Dj e Bebida. Em 3 meses dá para preparar um casamento. Temos que deixar de lado alguns programas como academia a noite ou dormir até mais tarde no sábado, mas sei que valerá a pena e não estamos nos estressando.
Beijos…
Obrigada por suas inspirações e dicas de sempre*. As vezes a gente realmente precisa parar um pouco e curtir o momento de planejar…
Costumo dizer para o meu noivo que “vou sentir falta de planejar o nosso casamento”!!
Nossa eu tb tive a mesma sensação: Este post veio na hora certa!! há 1 mes do casamento ando super hiper mega estressada!!!
Post maravilhoso.
Me ajudou mto Fe.
Bjos
olá, eu tenho me sentido muito triste, não pelo facto de estar a me sentir precionada na organização do casamento que como algumas disseram e muito bem (é muito gostoso organizar a festa) mas pelo facto do meu noivo estar sempre a contrariar-me, e aparentar que nao está nem ai, se eu nao toco no assunto ele tambem nao toca, se eu nao me movimento, ele tambem nada faz, eu sei que ele quer casar, mas sinto que ele tambem tem um certo receio e medo de se entregar, o que fasso meninas??? isso tem sido um dos maiores motivos das nossas brigas.
Uau.o que dizer desse post que achei ao hcorar por um estresse, dos muitos, que antecedem o casamento.
Sempre tive a ideia de que nao era tao importante pra ele ter uma festa quanto era pra mim,mas quando vai chegsndo proximo a dtaa, voce esquece e começa a cobrar.
Ele surtou duas vezes, disse que só vivo preocupada com essa festa e não dou atençao a ele.
Pelo que li, todos se sentem assim, mesmo que quem esteja precisando de apoio, logistico,financeiro e emocional, sejamos nós.
Não tocarei mais no assunto de casamento, tive até a ideia de enviar um convite a ele, assim como faço aos convidados.rsrs.
Que oe estresse passe, que tudo fique bem feliz e leve,e que todas nós sejamos felizes até que o estresse nos aterrorize..rs
Toda noiva fica nervosa com o andamento dos preparativos.
Amamos as dicas.
Parabéns pela ótima matéria.