Tendências de decoração e lifestyle em 2016
Conversamos com o escritório de arquitetura PopArq, parceiro do blog, para saber as tendências de decoração para casa em 2016. Achei o texto delas super interessante! Apenas uma dic minha complementando: as dicas para decoração de casa podem ser aplicadas em decoração de festa também!
A crise econômica que estamos vivenciando no país traz mudanças profundas no modo de viver e na forma de morar, já que as pessoas estarão mais receosas e poupando dinheiro. Assim, o lar ganha um papel de destaque no dia-a-dia, se tornando a forma de lazer principal, onde acontecerão reuniões de amigos e o morador irá passar mais tempo. Esse contexto faz com que as pessoas invistam mais no espaço para que ele seja mais acolhedor e aconchegante.
Estampas florais e de folhagens estarão em alta em papéis de parede ou tecidos, juntamente com o tom conhaque nas madeiras, o que remete a um ambiente mais natural. Formas hexagonais, e motivos de orgulho nacional como artesanatos e tramas indígenas continuarão a ser tendência. E, ainda no embalo do healthy living de 2015, o foco é a sustentabilidade nas marcas e produtos com menos química na composição. O banheiro-spa ganha destaque por ser revigorante no final de um dia cansativo de trabalho, onde as pessoas poderão cuidar mais de si mesmas e ter um momento introspectivo. Nessa linha também passam a ser mais valorizadas plantas dentro de casa, com funcionalidade de melhorar a qualidade do ar, alimentícia e econômica, além da estética. Podem ser plantadas pequenas quantidades em miniestufas e mini-hortas verticais.
Percebemos também um resgate do passado com o estilo vintage no uso de mobiliário antigo, luminárias em formato de tubos de ensaio, bolas e cúpulas, objetos e estampas no geral através de bolinhas e pontos, além de tecidos texturizados em Jacquards. Dica: o vintage + futurismo serão valorizados em um mesmo espaço. Cuidado para fazer esse contraste ficar em harmonia!
Além do vintage, o Boho artesanal com tramas à mão traz o housewarming: aconchego da casa.
Objetos e superfícies ganharão revestimentos que os deixem mais personalizados e ressignifiquem seu uso.
Vale a pena apostar no mobiliário flexível com múltiplo uso e fácil de carregar para outros lugares. Os imóveis estão cada vez menores e mais integrados, fazendo com que os objetos da casa adaptem-se a essa realidade. As delimitações de espaço dão lugar a separações leves como biombos ou plantas. Investir em um bom projeto arquitetônico será mais necessário do que nunca, pois faz com que você consiga aproveitar melhor o pequeno espaço com todas as necessidades que devem ser atendidas por ele.
Por fim, com relação às cores, elas nos passarão uma sensação de estar em lugares alegres e solares! As cores do ano definidas pelo Instituto Pantone são o azul e o rosa em tons leves: Serenity Blue e Rosa Quartz, respectivamente, e a cartela escura da marca também remete ao conforto e relaxamento.
Contato:
Site: www.pop.arq.br/
E-mail: amanda@pop.arq.br
Telefone: (11) 2528-1414