A Lista de Convidados
Depois de um post sobre um casamento com apenas 23 convidados, vem a pergunta: como reduzir a lista de convidados? Na verdade a intenção nem é reduzir para menos de 30, porque realmente é um caso muito específico. Mas é fato que a maior preocupação de todos os noivos é a tal da lista de convidados, afinal envolve dinheiro – o custo de muitos itens da festa é calculado no número de pessoas – sentimento e em muitos casos até politicagem.
Para mim, a forma que mais funciona é estabelecer perguntas-chave de corte e aplicá-las à todos que entrarem na sua lista inicial. Você só quer pessoas queridas, que te amam e que torcem pelo casamento, certo? Então faça as seguintes perguntas à você mesma:
Eu costumo frequentar a casa dessa pessoas ou ela frequenta a minha?
Eu tenho o telefone dessa pessoa ou sei que posso enviar mensagem sempre que precisar?
Essa pessoa me ligou no meu último aniversário para desejar felicidades? (mensagem via facebook não conta!!)
Na boa gente, se vocês não frequentam a casa da pessoa, sequer tem o telefone da mesma e ela/ ele nem te ligou no seu aniversário, por que raios ela tem que estar no seu casamento?!
Mas tem também a parte dos pais. Se os pais quem estão oferecendo a festa, é muito justo sim que eles convidem os amigos deles, afinal é muito orgulho para os pais mostrar a felicidade dos filhos para os outros. Só peça para seus pais aplicarem as mesmas perguntinhas na lista deles.
Eu sei que é difícil fazer cortes numa lista de convidados, a gente sempre quer compartilhar nossa alegria com todas as pessoas que estão em nossa volta ou que fizeram parte de nossa vida. Crie seus próprios critérios de corte e foque apenas nas pessoas que te amam. Se até a rainha Victoria, da Inglaterra, em 1840, deixou de convidar alguns nobres porque queria em seu casamento apenas pessoas que simpatizava, por que você não consegue fazer o mesmo?
Bom dia Fer!!!
Ótimo assunto..Estou fechando a lista essa semana…Stress total por causa da bendita…Caramba, a parte mais estressante até agora!
Beijinhos
Oi Fer
essa é realmente a parte mais dificil e que deixa nós (noivos) beeem chateados…quando se está noivo todo mundo tenta se aproximar e dizer que é seu amigo (funciona com parentes também) só pra tentar descolar uma boquinha…muito triste..
minha lista é de 80 convidados, foi bem complicado reduzir mas agimos com sinceridade e com o coração.
É impossível agradar a todos..
=/
Bom dia!
Acabei de enviar o link pro noivo…tá complicado fazer cortes na lista!!!!To ficando doida já!!!!
Ninguem quer cortar…só acrescentar!!!
bju
Adorei esse post! Todo noivo deveria ler!
No meu casamento se eu tivesse apenas convidado pessoas que eu tenho contato de verdade teria sido um mini wedding, mas meus pais quiseram convidar um montão de gente, familia e tudo.
Eu e minha mãe estamos terminando a lista essa semana, oh coisinha dificil…
O noivo não pode nem saber que a lista já está em 490 convidados, pq havíamos combinado um casamento para 250, heheheh
Adorei as dicas, vamos coloca-las em prática !!!
Bom dia Fer!
Post maravilhoso! Acabei de enviar o link para o noivo dar uma lidinha *-*, já que teremos que finalizar a lista esta semana.
Beijocas
Adoro suas dicas… sempre pertinentes!!! Beijo grande!!!
Lista de convidados = stress.
Estou sem falar com meu pai há 3 semanas por causa dela. Esse assunto – lista – é a única parte problemática do casamento. Por mim, o casamento tinha 100 convidados, mas pelo meu pai uns 1000. Arhhhhhgh!!
Na minha lista, os convidados estão divididos em: queridos, parentes distantes, pessoas que nunca vi ou ouvi falar, pessoas que não vão de jeito nenhum, mas tem que ser convidadas (??) e pessoas que eu não quero convidar.
Ai ai gente, está sendo um verdadeiro sofrimento pra mim.
Socorroooooooooooooooooo!
Eu acho que a dica super se aplica. Mas creio que existem situações em que não podemos avaliar só isso.
Por exemplo, no escritório faço parte de uma equipe de 7 pessoas, das quais 5 sou realmente próxima de frequentar casa e ligar sempre. Mas como eu deixo de fora as outras duas, que convivem comigo 8 hrs por dia, sem gerar mal estar pós festa?
AInda bem que já passei dessa fase!!! rsrsrs
Mas é sempre importante esse assunto! Deu um trabalho enoooorme…
estou na fase da entrega dos convites…tarefa dificil essa também! rs
Fê, semana que vem é meu chá de cozinha, minha sogra e minha cunhada estão organizando para mim!!!
não faço idéia do que elas estão aprontando…mas sei que estão fazendo tudo com muito carinho!
te envio umas fotos depois!!!
bjão e bom dia!
Olá meninas, acho que todas noivinhas sofrem com a listagem de convidados, ainda mais quando tem uma família GRANDE como é o meu caso,mas mesmo sendo família que eu não tenho contato já estou cortando.
Essa é uma das coisas mais difíceis… me casei no final do ano passado e pensava em fazer um casamento para 100 pessoas, convidando assim os parentes e amigos mais próximos. Porém, tive que aumentar um pouco a minha lista para não causar alguns desconfortos.
Esse é um momento delicado. Acho que o lado ruim de convidar mais pessoas é deixar de fazer algo a mais no casamento. 😉
Bjs,
Parte mais chata do casamento sem dúvidas!!!! Agora, ess post foi mais que útil…diria fundamental para um corte na lista e um controle no orçamento! rsrsrs
Bjos 🙂
Tenho amigas que hj em dia não são mais próximas agente ficou mais de 4 anos sem se vê,mas elas me convidaram para o casamento delas, fica chato se eu não convidá-las ?
Fe, acho esses critérios criariam a lista IDEAL. Mas às vezes é utopia… Consegui fazer isso pra minha lista de “amigos”. Mas para a família, tanto minha quanto a do noivo, que são ENORMES, tem gente que deve ter mais de 20 anos que não tenho contato! Ele da mesma forma. Mas os nosso pais fazem questão – apesar de sermos nós quem estamos pagando a festa…
Bjs
Nossa estou sofrendo…
minha lista esta com 120 convidados alem do que estou orçando…
Dificil demais… o problema é que só a familha são 249 convidados de uma lista de 300…
tem muita gente que eu nem reconheceria se encontrasse na rua… 🙁
outro problema é como chamar colegas de trabalho? Eu não estou chamando ninguem e meu noivo esta chamando todo mundo… queria poder chamar umas pessoas mas o noivo eta com vergonha de chamar uns e não chamar outros, assim como eu…
o que fazer?
Fazer a lista é a coisa mais difícil que tem. Apesar de ainda faltar muito tempo para o meu casamento, eu e meu noivo começamos os preparativos com a lista. As duas são gigantescas (apesar de a gente ter combinado uma festa para 200 pessoas). A Natália falou uma coisa que também aconteceu comigo: consegui cortar a lista de amigos, mas a da família o problema é sério. Minha família é MUITO grande e tem aquela coisa: vai ficar muito chato chamar um e não chamar outro. Já pensou na próxima reunião familiar (aquela que acontece de cinco em cinco anos, se acontecer)? A pergunta que eu ouço dos meus pais é: com que cara a gente vai ficar?
No final, a minha lista está como a da Juliana: amigos próximos, parentes próximos, parentes distantes, gente que eu não conheço (ou mal conheço), mas tem que convidar e aquelas pessoas que eu sei que não vão mas que também tem que convidar. É horrível, mas é verdade. E chegamos a quase 400 pessoas já cortando bastante gente. Até o final do ano a lista tem que chegar a 300, só não sei como.
No meu caso tive bastante sorte, tanto meus pais como o deles solicitaram poucos convidados e não estão palpitando nas nossas decisões. Ufa!!
Importante isso Fê , pois a minha experiencia é bem semelhante … tive muitos cortes na minha lista de convidados pelo simples fato de não estarem no meu convívio. Pra vc ter uma ideia deixem de convidar 02 tios .. sem falar em primos e pessoas do trabalho…
E não me arrependi… os cortes foram necessários e ponto final!
bjocas pra vc
Sinceramente eu não sei como vou fazer com a lista, só de conversar a respeito já rolou stress, isso por que a família do meu noivo é imensa, moram todos fora e eu não conheço praticamente ninguém, isso sem contar que vamos pagar a festa (leia-se coquetel + bolo com champagne) e eu sei que vai gente p conta do buffet que eu sei que não virá; infelizmente não consigo achar uma saída, acho injusto ter de convidar gente por mera formalidade que sei que vou ver no dia do casamento e nunca mais. Noivinhas ajudem com as dicas, pleaseeeeeeeeee, esse assunto é muito delicado e complicado também. Bjs
Aff… e o que fazer quando só a família (tios, primos e seus agregados) do noivo tem 160?!?!?!
Fê, minha grande dúvida é sobre o pessoal do escritório. Como convidar? São muitas pessoas, tanto da minha parte quanto a do meu noivo. Alguns temos mais afinidades, outros não… se quer conhecem meu noivo. Please, help….
bjs
gente, na boa? tô tendo problema zero com a lista, e olhe q meu noivo conhece tanta gente q brinco dizendo q ele parece um deputado, sai p/ qqr lugar e sai dando tchau p/ td lado, a família dele é gigante e a minha é +- 😛
acho q os problemas mais comuns são:
– q as pessoas supervalorizam demais seu próprio casamento, rs…gente, fora para os mt próximos e queridos, casamento é uma coisa CHATA! siiiiiiiiiiiiiiiiim chata!!!! obrigação…observe a taxa de faltosos em qqr casamento e analise se estou mentindo, então não fique se lamuriando “ai meu Deus, qq o tio-que-me-deu-bolinha-de-gude-qd-eu-tinha-3-anos vai falar na próxima-reunião-de-família-daqui-6-anos”. o afilhado dos meus pais com quem não tenho contato acabou não convidando eu e minhas irmãs pro casamento, minha mãe se ofendeu mas eu dei graças a Deus rs…eu só me emociono em casamento d pessoas queridas, próximas, amadas…dos distatantes vira maaaaaaaais uma obrigação d se arrumar, ficar suando em igreja…etc. Então fica mais fácil se vc for prática…é um casamento, não é como se vc estivesse negando uma doação de sangue a um acidentado ao não convidá-lo pra uma festa q ele provavelmente nem tá tão afim assim d ir.
– as pessoas esquecem q é um evento íntimo, não um evento publicitário para promover um novo produto em q qt mais gente e brindes melhor…mas em tempos d exibicionismo exacerbado as coisas ficam confusas…achei teu exemplo ótimo Fer! pô, se a pessoa não frequenta tua casa, se vc não pode contar com ela pq vc dividiria um momento tão pessoal qt esse? ._.
– enfim, falta um pouco de sangue frio e praticidade com os sem noção…irmão do noivo já saiu convidando gente, já teve namorada d amigo do noivo q é amiga de EX namorada do noivo (e q já “conspirou” com a ex p/ prejudicar meu namoro, vê bem) q se convidou pra ser MADRINHA! (O_O era só o q faltava)…há pessoas q ficam sem-graça mas gente, na boa? quem tá sendo sem-noção são os outros, não eu, eu vou e corto mesmo…com educação, com algum jeitinho, mas corto, se não vira bagunça, e acho q falta esse pulso em mt noiva…
enfim, resumindo, pare de achar q seu casamento vai ser TÃO bom q vai ser uma crueldade não chamar até gato e cachorro, lembre-se q é um evento ÍNTIMO e q os convidados deveriam fazer jus à “classificação” do evento e tenha pulso p/ controlar os sem-noção
dicas de uma noiva q não está tendo NENHUM stress com lista, mesmo o noivo sendo praticamente um deputado (d família gigante rs) 🙂 está em 180 convidados e a não ser q façamos mais alguns maravilhosos amigos daqui pra ano q vem, não há intenção nenhuma de aumentá-la
Olá meninas!!
Comigo foi o mesmo stress. Casei em setembro do ano passado, e sei bem o que estão passando.
No meu caso foi o seguinte, convidei os parentes que realmente tenho contato, aqueles que se distanciaram por motivo a ou b foram descartados (2 tias e suas famílias por parte de mãe), parentes distantes, daqueles que há anos não tinhamos contato também (3 tios e suas famílias por parte de pai). Dei o direito aos meus pais convidarem alguns amigos que eu não conhecia (uns 8 no máximo), no escritório como somos em poucos convidei todos, mas acabaram indo somente os chefes e suas esposas mais uma colega com o esposo. Valeu o bom senso por parte deles! Acreditem, isso acontece pra nosso alívio!!
No caso do meu marido foi assim, como a família dele é enorme e não tínhamos contato com ninguém, inclusive a maioria eu nem conhecia, e continuo sem conhecer, foram convidados somente os tios e tias, sem filhos, que eram muuuiiiitos!! Sendo poucos convidados parentes dele, abriu-se a possibilidade, leia-se vagas na festa, de convidar todos, eu disse TODOS seus colegas de trabalho! Estes somaram umas 60 pessoas, mas foram convidados por serem uma equipe bem próxima, pessoas muito legais, que estendem a amizade além do trabalho. Vale salientar que foram as pessoas que mais curtiram e mais nos felicitaram pelo grande dia!! Senti que aquelas vibrações foram positivas e verdadeiras ao contrário de alguns parentes muitas vezes invejosos, desejando que eu tropessasse e me esburrachasse no chão, ou que tudo desse errado!!
No fim a lista fechou em 200 convidados, presentes foram 190!
Muitas vezes vale mais a pena convidar um amigo, que queira bem os noivos, do que parentes que estão nem aí por simples formalidade!
Gente, minha familia vive fazendo e indo em festas, meus pais tem zilhoes de amigos e por eles a festa teria mais de 500 convidados!!!!
O grande SEGREDOOO para quem quer cortar e nao sabe como fazer isso em relacao a familia eh JA DE INICIO ARRUMAR UM SALAO QUE NAO CABE MUITOS CONVIDADOS. Eu e meu noivo pagamos por um lugar que permite no maximo 300 convidados, com isso agora os pais estao realmente diminuindo a lista, de tal maneira que se o salao fosse maior, eles nao diminuiriam nunca 😉
Por fim, estamos enviando convites pra 340 pessoas essa semana, ja sabendo que uma parte nao vai, e assim a festa ficara confortavel la….
Uma dica x
Nossa Fê, que grande coincidência esse post!!!
Ontem mesmo eu estava fazendo cortes na lista e hoje eu e meu noivo vamos sentar pra ver isso novamente.
Amanhã vai sair a amostra dos convites e precisamos encomendar a qtdade a ser impressa. Nossa lista, que era pra ter, no máximo, 500 convidados (apesar de eu querer um casamento menor, mas nossas famílias são mto grandes) já está em 600.
Bom, no meu caso eu estou fazendo da seguinte maneira: família – somente os tios e os primos mais chegados (e isso já dá mta gente); amigos – somente os que tenho contato neste último ano, que conhecem o noivo tb, que convidaram p/ casamento no ano passado; trabalho – como saí do escritório onde trabalhei 5 anos, vou convidar apenas os que criei laços de amizade e no atual local de trabalho somente os que tenho mais contato. Meus pais vão convidar alguns amigos e parentes que eu conheço, mas não é mta gente.
O problema maior é a lista do noivo…. ele é uma pessoa pública, assim como o pai dele, e conhece mta gente, além de ter uma família imensa (maior que a minha). Estamos conversando sobre os cortes da parte dele, mas creio que ele vá fazer pois já viu o tamanho do rombo no orçamento que é uma lista de convidados extensa demais.
Vou imprimir as tuas dicas e mostrar pra ele hoje à noite.
Valeu pela ajuda tão apropriada para o momento.
Dani.
Acabei de ler o comentário da Renata e adorei!
Concordo plenamente contigo… também não tenho problema nenhum para cortar pessoas, inclusive parentes. Entendo que o nosso casamento é um momento que deve ser compartilhado com pessoas que amamos e que temos certeza que vibram e se emocionam com o nosso momento. Por mim faria um casamento pra 200 pessoas e gastaria dinheiro fazendo todas as surpresinhas e mimos que tenho vontade de fazer… mas não vou casar sozinha e preciso respeitar a vontade do meu noivo, que não é um deputado (rsrs), mas era assessor de um e agora exerce um cargo público aqui no nosso município, além de ser uma pessoa muito querida não só na cidade como em toda região…. Mas tenho certeza que chegaremos em um denominador comum, pois ele é uma pessoa bastante sensata e já tomou um susto com o valor de um casamento pra 500 pessoas.
Nossa!
Realmente a lista ´dá um stress danado!
Fechei o Buffet para 200 pessoas, mas já estamos nos 300 convidados!
A minha dúvida também é em relação à empresa, trabalho num departamento com 15 pessoas, das quais tenho mais intimidade com 8, como faço? E o chefe? É preciso convidar? Ai meu Deus!!!!
Oie Fernanda!!!
Adorei a idéia das perguntinhas de corte!
Quando começamos a fazer a lista ficamos tão confusos e com vontade de convidar todos que esquecemos de detalhes super importantes como esses que as perguntinhas envolvem!
Grande idéia!
Beijinhos
Olá meninas!
Esta semana é o meu casamento, que a princípio era para 250 pessoas e virou para 400. A (minha) família é grande, muitos colegas de trabalho (do noivo), sogros convidando gente q nunca vi e querendo chamar mais gente, gente se oferecendo para ser convidada. E mais, meu lindo convitinho está na parede do refeitório da empresa da família, para todos os funcionários (uns 100)!
Detalhe: o salão comporta até 400 pessoas.
#toperdida
PARA VIVIZINHA
Então temos algo em comum: Noivo com muitos parentes!!! rs
à princípio a prioridade da lista eram apenas “família e amigos íntimos” e eu pensei q não fosse chegar a 100. Mas não imaginei q na lista do noivo os parentes “lá de num sei a onde” estavam incluídos no tópico família! primos e agregados, gente indiferente q na minha opinião não fazem falta nenhuma!!!
Resumindo: 70% da lista são convidados dele! pq eu levei à sério o critério de amigos e família e nem vou convidar meus parentes q moram em outras localidades, até pq se convidasse o limite do meu orçamento estouraria!!!
Oi, ontem eu comentei que também decidi fazer meu casamento para 30 pessoas.
A decisão foi tomada depois que um dia resolvi fazer a minha lista de amigos e parentes chegou a 100, isso que não coloquei nem um primo, só mesmo os meus tios; agora imagine eu convidar meus tios e eles não levarem seu filhos, ou então tenho primos que casaram e me convidaram.. ficaria chato chamar um e deixar outro de fora, e meu namorado nem tinha colocado parentes dele ainda.
Cheguei e falei pro meu namorado e nós decidimos chamar só os de casa: pais, irmãos, cunhados e avós.
Comuniquei meus pais que a princípio não gostaram muio da ideia, mas disse que era isso o que podia fazer, não posso fazer uma festona e não queria deixar gente de fora. Desse jeito eles concordaram.
Por que se convida um tem que convidar todos, e se não convidar ninguém tem o porquê reclamar.
Beijo ~
Adorei a dica Fernanda! Quanto a montagem da lista de convidados, acho que é assim mesmo que devemos fazer, sem pesares e olhares para trás. Convidar “amigos” por medo de eles se sentirem rejeitados e ficarem com raiva, não tá com nada! Primeiro, vc pode até considerar estas pessoas que ficaram de fora da lista, mas se fosse tanto amigo assim, seria um dos primeiros nomes da lista. E segundo, se ficarmos com “dó” por não convidá-los, o casamento deixará de ter a nossa cara: com as pessoas que realmente queremos que estejam(amamos), uma recepção mais intimista, com cara de mini wedding e etc.
Adoro suas postagens!!! Eu aprendo muito aqui sobre os assuntos casamentícios.
Beijocas! :o)
Fê, amei o post!!!
Quando sentamos para esboçar a lista, já sabia que seria um stress total, então procurei ficar bem calminha para nada atrapalhar o clima tão gostoso dos preparativos! Isso foi um ponto fundamental: me preparei psicologicamente! rs
Quando começamos a montar nossa lista, fizemos exatamente perguntas parecidas com as do post, o que também ajudou bastante.
Colocamos apenas alguns amigos de nossos pais! Até ai tudo bem!
A minha família é gigante, a dele nem tanto e ele acha que a lista tem que ser dividida ao meio! Aff…
Mas, com jeitinho darei um jeito de tirar essa idéia maluca da cabeça dele e chegaremos aos 300 convidados! rs
o problema maior é que tenho um sogro maluco, rs. Ele sempre fala que não precisa convidar uns e outros e na hora sai convidando todo mundo.
Para terem uma idéia, preparei toda a festa surpresa de 50 anos da minha sogra, que aconteceu em novembro/2010. Ele além de ter convidado um monte de gente informalmente (de boca mesmo), não avisou esses que a festa era temática, traje anos 60 “obrigatório”. Resultado: fui chamada na portaria (inúmeras vezes) para liberar a entrada de pessoas sem convites. E essas ficaram super desconfortáveis por não estarem caracterizadas! O menos pior de tudo é que ele deixou de entregar alguns convites (só fez besteira), com isso não extrapolamos tanto com o buffet.
Só de pensar me dá arrepios! rsrs
Bjokas…
E ainda tem aquela outra pergunta: Vc acha que em 5 anos vai continuar sendo amiga dessa pessoa?
Ai, gente, é difícil mesmo! Tem que priorizar, eu acho. No meu casório, priorizei a família (que é mineira, graaaande). Como não ia ser do tipo balada, a cara era mesmo de um casamento família, e convidamos todos os tios e primos, mesmo os que moram longe. Mas, no meio do caminho, eu já fazia a conta sabendo quais deles não viriam. Deixei amigos com quem tinha perdido o contato de lado. Uma pena, porque dois anos depois, hoje, já voltamos a ter contato, e tenho certeza que eles dariam ótimas vibrações ao dia. Mas agora, podemos aproveitar a casa nova e criar novas oportunidades de convívio, fazer o que?! Teve amigo que não foi convidado (porque entrou nos cortes) e telefonou de véspera pra dizer que ia. E, sinceramente, fiquei feliz, porque ele estava fazendo questão. Como deixei amigos de lado, e fomos nós que pagamos a festa, deixei meus pais convidarem os amigos deles que eu conhecia; então, faziam sentido na história da família. Teve uma chiadeira inicial, mas depois passou.
Poxa, mas e a família? Onde fica nesta lista? Alguns não se mantém tanto contato, mas ainda assim são primos, tios e pertencem a um grupo ligado a você. Só isso me deixou confusa, mas adorei o post.
Critério: se fosse meu niver e eu fosse comemorar em um barzinho, com cada um paga o seu e convite coletivo por email, eu convidaria? Não, então never que vou convidar pro meu casamento né?
Olá meninas, me caso em setembro, e essa semana mesmo fiz uns cortes na minha lista, de 140 consegui reduzir para 120 convidados. Tirei parentes que não vejo a muito tempo, amigas que não mandam sequer um e-mail pra saber como estou, eu acho que não fica chato não, afinal são mtos gastos e as pessoas tem q entender…
Um beijo a todas…
Se eu fosse seguir essas regrinhas, ia ser só eu o noivo, padrinhos e pais! rs
Sem condições de não chamar todos os tios, tias, primos, e familia distantes que os papais e mamães adoram convidar rs
Nossa lista tem 80 convidados, foi bem dificil chegar a esse número mas conseguimos =)
minha família é enorme e tem um monte de gente que se ofende antes mesmo de saber se vai ser convidado ou não, mas decidimos que teria que ser assim, principalmente pelo orçamento. No fim percebemos que as pessoas que realmente se importam estão na lista e as outras tem que entender (aposto que se fosse “cada um paga a sua” não iam brigar para serem convidados).
Pra falar a verdade tem pessoas da minha propria familia que eu não estou convidando. Depois que meus pais faleceram tem tia minha que nem ligar para saber se estou viva liga, então por que vou ter a consideração de convidar eles para o meu casamento? Igual ja comentaram, casamento não é um evento social para promoção de algum produto, é um momento unico, especial que vc quer comemorar e dividir com as pessoas que vc ama e pronto. O resto é resto!
Fê!!!!
Post caiu direitinho sobre a minha angústia desta semana: colegas de trabalho!!!
De vez em qdo faço igual a Renata disse (otimo comentário!), penso em convidar so os amigos do rabalho, mas ai vem o contato com um e outro e me embanano de novo… rs
E familiares?! Dificil, pq tenho contato com muitos, apesar de não fazer tanta questão… :0
bjos
Concordo de verdade que nao tem que convidar tudo quanto eh parente….Mas por outro lado tem parentes que nunca vemos e para nossos pais ve-los reunidos num momento tao importante eh especial demais. Casamento grande acaba unindo uma familia que a muito tempo nao se via, e isso eh muito lindo!
Minha mae esta encantada que as primas dela vem para o meu casamento, uma emocao soh (embora eu mesma nao conheca a tais primas, acho que pela amizade de infancia com minha mae, teem um lugar reservado la)
Falou e disse Fe!!!
http://www.sayido.com.br
Bjosss
Nossa, foi realmente muita coincidência Fer. Sempre me identifico com seus posts….
No fim de semana briguei com minha mãe e até chorei por deixá-la chateada….É que eu pedi para ela reduzir a quantidade de amigas dela no meu casamento que estava ultrapassando em mais de 100 pessoas a lista…eu disse que gostaria que ela convidasse apenas pessoas queridas mesmo!!! Vou enviar o post para ela ler…E como os comentários anteriores, tenho dúvidas em relação aos amigos do trabalho? Há alguma regra?
obrigada por sempre ajudar….
bjs
Fê, adorei o post, mas acho que essas perguntas não se aplicam muito para os colegas de trabalho….essa é minha maior dificuldade, porque apesar de não virem até a minha casa, gosto muito deles e passo mais tempo com eles do que com qualquer outra pessoa.
Você tem alguma dica para esses casos?
Beijos
Clarissa.
Sim, a lista é um problema…
Eu consegui resolver a situação em questão a familia, pensei justamente que não precisava convidar um monte de primos que eu nem sei mais nada sobre eles… convidarei somente os tios (e olha lá…rs)
O Grande X da questão é em relação ao meu trabalho, todos sabem que eu irei casar, e ficam perguntando… insinuando querer ir, dizendo que farão cha de panela ( eu disse que não quero, pois é muita cara de pau aceitar presentes, se não poderei convida-los)
Trabalho em uma escola (muitos funcionarios, desde professores á merendeiras). Irei convidar somente a diretora(sim, politica) e quatro pessoas que gosto de lá ( se for casada com o esposo, nada de filhos… quem for solteira, convite só para ela). Os demais irei entregar somente um bem casado antes… e um cartãozinho que gostaria de todos juntos, mas que a festa sera simplesmente pessoal e para 120 pessoas…
Difícil? Sim… medo de ser desagradável… mas eu pensei da seguinte forma… quando o filho de uma colega faz uma festa (digo um aninho com festão), não sou convidada… pq me sentiria obrigada a convidar para meu casamento? Sou convidada para as festas na casa dessa pessoa? Não… então não tenho obrigação de fazer o mesmo. Algumas pessoas quando digo que serão somente poucas pessoas me olhando com aquele rostinho de “fui excluido”… mas deixo claro que é somente para os proximos…
Eita, assunto complicado!
Sou de familia grande e o noivo tem uma familia bem pequena. Quando começamos os preparativos para o nosso casamento pensamos em convidar 300 a 350 pessoas mas, ao orçar e ver preços dimunuimos a lista para 220 convidados. O noivo quer aumentar e eu quero diminuir a lista.. quero algo mais intimo.. mais caloroso…
Mas, adorei as dicas e irei aplicá-las…
Bjs