Dieta, ansiedade e casamento
Por: Natália Vignoli
Dieta, ansiedade e casamento… Mas no fim da tarde, não resisto a um docinho!
Essa frase lhe é familiar? Mesmo com tudo em dia e sem a possibilidade de problemas à vista, ficamos preocupadas. Mas onde está o problema? Está nas noivinhas que ficam ansiosas – e “de dieta” – além da conta!
Apelidado como “hormônio do estresse”, o cortisol está presente em duas situações: ao acordar, com decréscimo no fim do dia, e com picos em situação de estresse, preparando o nosso corpo para as situações de perigo. Precisamos da liberação de cortisol nesses eventos, mas quando o estresse é freqüente, fazemos o nosso organismo trabalhar em estado de alerta em tempo integral, e é aqui que temos um problema!
De maneira bem resumida, os níveis mais altos de cortisol estimulam o corpo a liberar açúcar, a fim de nos fornecer substrato para uma situação de perigo. Quando isso acontece de forma crônica, nosso organismo usa de todos os recursos para que mais açúcar fique disponível.
Resultado? Muita vontade de comer alimentos doces e gordurosos, fontes rápidas de glicose! Além disso, as proteínas presentes nos músculos começam a ser usadas para produção de glicose, fazendo todo o seu trabalho na academia ir embora…
Alguns estudos indicam que os níveis de cortisol fora do que é considerado fisiológico, muda a atividade cerebral, influenciando na liberação de neurotransmissores, dentre eles a serotonina, responsável pela sensação de bem estar.
E o que a dieta tem a ver com isso? Tudo! Dietas restritivas (aquelas cheias de “nãos”) fazem o corpo entender que você está em um estado de perigo, acionando o mecanismo descrito.
O mesmo vale para quem resolveu imitar a princesa Kate e só comer proteína: o cortisol vai lá para cima e, mais cedo ou mais tarde, você vai sonhar com o dia da degustação de docinhos! Sem contar o mau humor tá! Junte tudo isso com a baixa de serotonina – que fisiologicamente já diminuí ao fim do dia – e “pumba”! Cai de boca no doce, principalmente após as 16:00.
O que devemos fazer? Bem, o que dá certo! Entenda que dar certo não é perder peso e dali a 6 meses, voltar a como estava antes. Dar certo é manter um hábito saudável, comendo de tudo (sim, de tudo) um pouco, variando a alimentação e deixando-a bem colorida!
Fontes de carboidratos integrais, cereais e tubérculos ajudam na liberação controlada de açúcar, além de fornecer vitaminas do complexo B, zinco e magnésio – nutrientes importantes para o controle da ansiedade.
Peixes como sardinha e atum e óleo de peixe também são ótimas opções para o bom humor! Aqui também entra o chocolate amargo, folhas verdes escuras e controle da ingestão de café, chás como mate, verde e branco, e refrigerantes!
Aproveite a fase, curta bastante, construa cumplicidade e companheirismo com o noivo e dê muita risada! Até mesmo das coisas que podem não sair 100% como quis!
Entrei no Projeto Noiva Delícia há 1 ano e meio e tive acompanhamento nutricional desde então. Hoje, a 22 dias do meu casamento, estou 14 kg mais magra, mto mais disposta e correndo longas distâncias… Como de tudo, principalmente o que tenho vontade e estou muito feliz com o resultado. Em breve subo ao altar como sempre quis. Concordo com a Doutora, dá para fazer tdo, sem estresse, comendo bem e feliz =)
Nossa! Agora entendo o pq estou engordando tanto… isso é tão triste falta um mês e alguns dias, e eu ainda tenho que ver como vou emagrecer, ao menos uns 4 kilos :(.
Mariana Azevedo, é isso ai!
Parabéns pelas suas conquistas!
beijos,
Natália!
Controlar o stress e ansiedade, é muito complicado nesta fase. Tenho tentado me controlar para não cair em cima dos doces (mesmo que eu tenha acabado de fazer um doce hsahah). Mas me ajuda, pois se eu faço eu não como (geralmente- risos).
Valeu pela dica Dra. Gostei bastante do post.
Beijos
Tenho problemas com grandes pressões e com as do casamento então…aff entrei em colapso o cabelo e a sobrancelha sumiram…mais ja voltei a fazer meu tratamento ortomolecular…afinal noiva careca não dá
Muito legais as dicas! Comigo não funciona essas dietas restritivas. Eu como de tudo, mas com moderação e já emagreci 6 kg.
Olá meninas,
é isso ai!! Gostei do que eu lí! É super normal ficarmos ansiosas! Eu mesma, quando casei, fiquei como qualquer noiva! Vivemos em um universo paralelo mesmo! rs
Josi, que bom que entendeu um pouco do processo! Esse pode ser um dos fatores, é claro, mas procure ter uma atividade só sua, que te relaxe! Faça exercícios para aliviar e aproveite essa fase! Com 4 quilos a mais ou a menos, tenho certeza que será uma noiva linda! Noivas são lindas por si só!
Obrigada a todas!