Risoto Cítrico

Hoje eu vou cozinhar para vocês! Não que eu seja boa cozinheira, não sou… mas eu adoro fazer risoto! Antes de casar eu quis aprender alguns pratos básicos. Para aprender a fazer risoto fiz até aula numa dessas escolas de culinárias e adorei.  Risoto é um prato gostoso para um jantar especial com o marido ou para fazer quando os amigos vão em casa – mas nesse último caso só se suas amigas toparem ficar conversando com você na cozinha, porque risoto é um prato que tem que ser feito na hora e servido imediatamente!

O risoto de hoje foi cítrico, que é basicamente raspas de laranja, limão tahiti e limão siciliano. Joguei umas raspas de amêndoas também para dar uma crocância. Eu adoro o perfume de limão siciliano que fica no ar. Esse prato é perfeito para acompanhar um filé de peixe ou frango, mas também pode ser sem acompanhamento nenhum, afinal risoto já é por si só um prato bem gordo e funciona perfeitamente como prato principal.

A primeira coisa é separar todos os ingredientes. Isso ajuda muito!! A primeira coisa que fiz foi passar as frutas no ralador para fazer as raspas. Depois separei todos os outros ingredientes em potinhos já na medida certa e deixei tudo ao meu alcance.

Ingredientes para 6 porções:

20 g de manteiga gelada

1 colher de sopa de cebola picada em cubos pequenos

2 xícaras de arroz arbóreo

100 ml de vinho branco seco

1,250 ml de caldo de vegetais

1 colher de sopa de sal

raspas de 1 laranja

raspas de 1 limão siciliano (eu coloquei de 2!)

raspas de 1 limão tahiti

Para finalização:

60 g de manteiga gelada

50 g de queijo parmesão ralado

Modo de Fazer:

Em uma panela derreta 20 g de manteiga, coloque a cebola, o sal e mexa até que fiquem transparentes. Antes que a cebola doure, acrescente o arroz e toste até que os grãos fiquem bem envoltos na manteiga, com brilho e bem quentes. Adicione o vinho branco, as raspas de cítricos e deixe reduzir completamente. Mexendo sempre, acrescente de 1 a 2 conchas do caldo de vegetais até cobrir o arroz.  Quando este secar, acrescente mais uma concha e faça isso sucessivamente, sempre mexendo, até atingir o ponto de arroz “al dente”. Desligue o fogo e acrescente a manteiga restante, o queijo parmesão e as amêndoas, mexendo até misturar bem. Sirva em seguida.

Eu gosto de finalizar no prato com um fio de azeite e pimenta moída na hora. E bon appétit!

Fotos: são do meu marido participativo, mas a última é minha, rs

Tags:

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE