Salmão com limão siciliano e alecrim
Você deve reconhecer ou imaginar a situação: você chega em casa cansada após um dia exaustivo de trabalho e o marido quer que você prepare o jantar. Ele não quer um simples lanche e você não tirou nenhum prato congelado do freezer de manhã. O que fazer? Eu costumo fazer este salmão com limão siciliano e alecrim! São 10 minutinhos de preparo, 15 minutos no forno e pronto, você tem um jantar gostoso, caprichado e saudável. Eu costumo parar no mercado ao lado de casa, comprar o filé de salmão, limão siciliano e pronto. Na verdade já compro até o potinho de arroz integral pronto que vende no Pão de Açúcar e custa menos de R$2,00 – porque assim não preciso picar cebola e nem sujar panela em casa.
Ligue o formo para pré-aquecer. Tempere os filés de salmão com sal e pimenta moída na hora. Raspe a casca do limão siciliano em cima do salmão, um pouco do suco do limão, um fio de azeite e um raminho de alecrim em cima. Embrulhe os filés no papel alumínio formando pacotinhos (bem fechados! O salmão irá cozinhar no vapor dentro dos pacotinhos). Prontinho, agora é só deixar no forno por 15 minutinhos.
Você pode servir com arroz, saladinha, batatas, o que preferir. Eu gosto de fazer tomatinhos cereja ou aspargos na frigideira. Enquanto o salmão está no forno aproveito para esquentar o arroz, colocar a mesa, abrir o vinho branco e falar para o marido desligar o PS4 porque já vai ficar pronto, rs! Abra o papel alumínio com cuidado porque vai estar bem quente. Transfira com uma espátula para o prato e bom apetite! Adoro o cheiro maravilhoso de limão siciliano e alecrim 😉
Fotos: Fernanda Floret
Vc compra que quantidade de salmão para 2 pessoas? E quantos limões?
Para Tati Lambert – compro 2 filés de salmão de mais ou menos 4 dedos de largura. É só pedir na banca de peixe do supermercado/ feira. Limão é um só, para cortar em rodelas e colocar em cima do salmão como está na foto. 1 limão já dá, mas se você for fazer mais de 2 filés de salmão, então pode comprar mais limões de acordo. Beijos
Fe,
Acabei de almoçar e mesmo assim fiquei com água na boca!!!
Adorei a dica 🙂
Beijos
Que lindinho que fica né?!
Vou fazer amanhã, pois vou chegar mais tarde do trabalho e aí fica meio corrido pra colocar o jantar…
Obrigada Fe.
*Ah, desligar o PS3 foi ótima… também passo por isso, rsrsrs!
Huuumm…com certeza testarei essa receita mto em breve!! ADOREI! Adoro dicas de receitas!!!
Fernanda, vc descreveu certinho como nós nos sentimos todos os dias depois do serviço! E tudo o que mais queremos são receitas assim, fáceis, mas deliciosas e saudáveis…vou fazer com certeza.
Beijos
Nossa como vc é prendada e cuidadosa Fer!! Admiro mulheres que trabalham fora e ainda chegam em casa e cozinham!!!
Adorei a receita, muito saudável e parece deliciosa!!
EU QUERO SER UMA ESPOSA EXEMPLAR ASSIM! *-*
E eu que pensava que era difícil fazer alguma coisa especial….
Eu passo horas na cozinha fazendo almoço/janta, tentando fazer alguma coisa diferente, sujo 29389083 de panelas e pratos e no fim faço alguma coisa hiper normal. Sobremesa – a mesma coisa.
Fê, obrigada por facilitar nossa vida! Cada dia que passa eu amo mais esse blog. Uhuu!
Adorei!! Já sei qual será meu jantar amanhã… o marido que me aguarde, rsss… =)
Bjs
Esse blog está cada dia melhor! Ajuda a preparar o casamento, e melhor, a mantê-lo…
Fernanda, vc é muito fofa em seus posts!!! Vou fazer no ano novo!!!
Beijos =*
Adooooro dicas como esta! De preferência super práticas e rápidas hehehe
Além disso, vc ainda tem paciência para fotografar e fazer um post super carinhoso. Parabéns!!
Fê, esqueci de perguntar:
Eu adoro alecrim, mas meu noivo não gosta muito. Você tem alguma sugestão para substituir o alecrim? Será que fica bom com outra erva ou tempero?
Acho que vou fazer pro jantar amanhã!
Um beijo!
Para Aline – teve uma vez que eu não estava com alecrim em casa e fiz sem. Não fez falta, só o sabor e cheirinho do limão siciliano já fica muito bom! Uma vez eu fiz também com cebolete e o marido também gostou. Beijos!
Adooooro essas receitas simples, práticas and deliciosassss!
Bjs Fer
Ainda sou noiva, mas ontem fiz essa receita pra meu noivo e minha sogra, realmente fantástico e muito rápido e fácil. Obrigada pela dica =)
“Você deve reconhecer ou imaginar a situação: você chega em casa cansada após um dia exaustivo de trabalho e o marido quer que você prepare o jantar. Ele não quer um simples lanche e você não tirou nenhum prato congelado do freezer de manhã. O que fazer?”
Avisar a ele que estamos em 2011 e que preparar o jantar (“porque ele não quer um simples lanche”) não é obrigação da mulher, que também trabalha fora! Kkkkkkk! Nem sou tão defensora das bandeiras feministas não, mas aí já é demais…
Boa tarde!
O seu site é maravilhoso e essa parte de ensinar receitas é muito últil para muitas pessoas.
Por outro lado, da forma como foi escrito, também achei esse post bem machista, fora da realidade dos dias atuais.
Nenhuma mulher é obrigada a chegar cansada em casa e ter (por obrigação) que fazer um jantar para o marido. Confesso que tive a mesma impressão que a Beatriz, do comentário acima!
Rafa
Meninas, nem passou pela minha cabeça que vocês fossem achar a forma como escrevi “machista” porque na verdade meu pensamento é outro: eu acredito muito que num relacionamento as pessoas precisam ceder às vezes. Eu não me importo de num dia que o marido esteja morrendo de fome e com vontade de um bom jantar preparar um cardápio em 10 minutos mesmo estando cansada, da mesma forma que às vezes estou cansada ou ocupada e ele quem tem que colocar a roupa para lavar ou trocar a lâmpada ou resolver algum problema do condôminio mesmo também estando cansado. Às vezes um cede, outras vezes outro cede, e assim o relacionamento é mantido com amor e respeito. Essa é minha visão, e eu adoro sim agradar e ser uma “mulher-maravilha” como muitas outras que chegam do trabalho e ainda fazem uma comidinha com alegria um dia ou outro para alegrar a casa, o marido, o relacionamento. E o marido também é recíproco na questão de ajudar. Só isso! Nada de neuras de machismo ou feminismo! Beijos!
Fer,
Adorei o post. Sou casada e frequento o blog (muito).
Eu não achei o post machista… e sim realista.
Ñós mulheres, trabalhadoras, chegamos em casa cansadas quase todos os dias… um ou outro dia comemos qualquer coisa… ou pedimos para o marido ir comprar um paozinho na padaria… e assim o dia-a-dia acontece. Não vejo mal nenhum, num dia que estamos cansadas (sempre, hehehehe!!!), ele pedir pra fazermos uma jantinha gostosa (ele também trabalha muito ou até muitas mais).
O que move o casamento é o amor.
Reciprocidade.
Quem deseja harmonia, sabe que muitas vezes tem que ceder.
Se alguém pensar que isto é machismo… talvez então… até machismo seja necessário para manter um casamento feliz.
Este post foi perfeito para mim.
Parabéns.
Fiz ontem e adorei o resultado.Muito bom mesmo!
Adorei o post e não vi nada de machista ou coisa parecida.bjos
Fê,
ficou DELICIOSO!!! Gente, amei essa receita,e a utilizei exatamente na descrição que você fez. A diarista deixa algumas coisas congeladas e às vezes no fim de semana eu mesmo faço comidas e deixo pra semana no freezer. Mas tem dia que ninguém quer comer misto quente com suco no jantar e o jeito é improvisar algo rápido e gostoso!
Sobre a descrição do post, acho que quem tem um casamento baseado no amor e na cumplicidade recíprocos entendeu perfeitamente!!
Cozinhar com alegria, pra mim, é uma forma de demonstrar amor =)
Enfim Fê, por último: ADORO quando você posta para as casadas!! Mostra mais posts de como receber em casa, aproveitando as festas de fim de ano, por favor!!!! =)
Fernanda, acredito, tambem, que um relacionamento, especialmente um casamento, depende de estarmos dispostos a concessoes um para o outro… Mas, como explicou muito bem Rafaela, ate melhor do que eu, o problema foi a FORMA como voce escreveu, como se fosse uma obrigacao da mulher atender as exigencias do homem em pleno ano 2011!
Aqui em casa, quando nos dois nao queremos lanchar, as vezes eu cozinho, claro, as vezes ele cozinha… E o outro sempre coloca a mesa, ajuda a preparar os ingredientes… Muitas vezes, a maioria, alias, fazemos tudo junto, o que torna a tarefa mais leve, divertida, ate romantica!
Para esclarecer: tambem adoro o site, tanto que entro sempre!
Fê, falou tudo!
Nossa, nem passou pela minha cabeça essa idéia de machismo! rsrs nuuunca! Um casamento é assim mesmo e são esses “detalhes” que deixam a vida a dois mais gostosa!
Desde a hora que você postou eu achei demais e tô doida pra fazer! 😀
Já moro com meu noivo desde abril e vou dizer: tenho um noivo de OURO, que faz tudo mesmo aqui em casa. Lava, passa, cozinha e ainda tem tempo pra me agradar sempre. Eu confesso que às vezes sou um pouco relaxada, então não custa nada eu fazer um agrado assim, que inclusive vai agradar também a mim, 100%. Sou viciada em salmão de todos os jeitos!
Ah, e muuuuito obrigada mesmo pela resposta sobre o alecrim! Vou fazer hoje à noite 🙂
Um beijo e bom final de semana!
Fiz a receita em proporções bem maiores para um almoço entre amigos. Foi ótimo, deu super certo e todo mundo devorou! Adorei a dica.
Adoro pratos rápitos e fáceis de fazer, afinal, não é só o marido que chega em casa com fome a noite e viver de sanduíche não rola.
Então, no equilíbrio das atividades domésticas diárias, quando da tempo de fazer uma comidinha, esta parte é minha. O marido cuida da louça, da mesa e do lixo depois! Também é bastante coisa.
Sempre que tiver uma destas pode postar!
Nossa, me identifiquei muito com a sua rotina, principalmente a parte do “falar para o marido desligar o PS3 porque já vai ficar pronto”, hahahahaha.
Essa visão feminista do seu post é normal vinda de uma geração que cresceu ouvindo que “direitos iguais” significava fazer exatamente tudo o que o homem fazia (ou não fazia), e não que os dois sexos deveriam entrar em acordo e abrir concessões. Eu já pensei assim também, mas vi que o que é delicioso nessa vida de casada é a troca. Cansei de chegar em casa e o marido tinha preparado uma comidinha gostosa! E hoje não é mais obrigação, fazemos porque é gostoso não só para eles como para nós também!
Parabéns pelo post!
Beijos!
Fêêê, minha mesa de jantar foi entregue em casa sábado – desde abril estávamos comendo no sofá com o prato no colo hahaha, que vergonha!
Eu e meu noivo montamos a mesa juntos e estreamos no sábado à noite mesmo.
Convidei meus pais e meu irmão pro jantar, corri pro mercado, comprei os ingredientes (quantidade o suficiente pra 5 pessoas), fiz um arroz, um purê de batatas temperado pra acompanhar… Foi um sucesso!
Só não me atentei ao que você tinha escrito sobre o papel alumínio estar quente e dei uma queimadinha de leve no meu dedo anelar. Ficou uma micro-bolha :S
Mas fora o incidente, 100% aprovado. E foi tão simples de fazer quanto os milhões de pacotes de comida congelada que costumamos comprar!
Todo mundo ficou mega-satisfeito… Não quiseram nem a sobremesa 😀
Obrigada um milhão de vezes por essa dica de ouro!
Nunca mais vou me atrever a dizer que comida saudável é complicada de fazer.
Vou acabar com meu estoque de comida pronta hahaha
Um beijãoooo e boa semana!
Hummmmm amo salmão! Farei com toda certeza!!! O marido aqui tb vai adorar! Dica maravilhosa Fer! Beijossss
Oi Fe, td bem?
Nossa, fazia mto tempo que não escrevia aqui, mas mesmo depois de casada sempre faço uma visitinha,viu?
Hj uma amiga veio almoçar comigo para conhecer o apê e fiz o peixe pra ela! Foi um sucesso só!
Mas como na feira que costumo ir o salmão hj não estava mto fresco, acabei comprando filés de Saint Peter mesmo! e ficou uma delícia! a única questão é que estavam um pouco finos, mas mesmo assim o sabor ficou ótimo!
O melhor de tudo é a presença que este prato faz,né? Na hora de abrir o pacotinho foi um tal de “uau!”. E foi super rápido!!!!
cheguei em casa por volta do meio dia e ela viria as 13h. Fiz um arroz branco rapidinho, coloquei umas batas no forno com alho inteiro e alecrim e fiz uma saladinha! Pronto!
Ficou perfeito! Mto obrigada por mais essa dica!
adoro que o Vestida de noiva tb seja útil para as casadas!
Um bjo gde,
Ju Kirsten
Fê, uma dica pro arroz, não sei se vc tem, é a panela de arroz elétrica. eu uso EVERY DAY. Pq nos dá liberdade. Eu já deixo o arroz lavado guardado no pote. Lavo um quilo todo, qd compro. Aí na hora do almoço ou jantar é mt rápido. abro a panela, jogo o arroz cru, abro um saquinho de “meu arroz” e jogo lá dentro tb, jogo a agua, dou uma mexida, fecho e ligo o botão. Pronto. Ela desluga sozinha, mantem quente e o arroz fica msm soltinho. Sou mt fã da panela, sem duvidas meu eletrodoméstico preferido. Acho um saco cozinhar tendo que ficar na cozinha olhando a receita. adoro um timer! e a panela me dá super liberdade =)
bjs,
Nossa…Pluralidade de opiniões…
Ao meu ver, todos os pontos de vista são dignos de serem respeitados, mas pra mim, que nasci e cresci em cidade pequena do interior, é impossível viver de snacks, isso simplesmente arrasa com a minha saúde.
Na casa da minha mãe sempre teve comida fresquinha todo dia e olha que ela sempre trabalhou cerca de 10 horas por dia, hein?!
Eu dou aula das 7 da manhã às 5:30 da tarde e mesmo assim faço um jantar fresquinho pelo menos 5 dias da semana, porque eu preciso, e de quebra, o marido adora!
Aí nos fds jantamos fora pra fazer um programinha romântico ou passeio a dois. Alimentando o amor 7 dias por semana!
Cada um tem sua opinião, mas ao meu ver, casamento e família requerem dedicação, cuidados, capricho… a velha história de “regar a plantinha diariamente” entende?
Além dos mais comer bem é uma necessidade básica e faz muito bem à saúde, já dizia a minha avó…rs.
Bjs Fe, e Obrigada por nos inspirar sempre, inclusive no pós-casamento ; )
Ah… Esqueci de dizer que eu fiz a receita…rs
Perfumou a casa toda!
E como acompanhamento fiz um arroz com açafrão bem fresquinho e uma saladinha básica de agrião baby com lâminas de rabanete, ambos deixados de molho na água fria uma meia hora antes, pra minimizar o ardidinho natural.
Bjs.
Fer… estou passando só para dizer que este será o meu cardápio para a virada! Isso mesmo, hoje estamos apenas eu e o maridão em casa e resolvi fazer este peixe para ceia, e vamos aguardar 2012 em grande estilo! Eba! obrigada querida e Feliz 2012!
Fiz e amei!! O noivo tb amou!! Tive que repetir no jantar!!!
Humm.. obrigada Fer!!